Núcleo do povoamento e civilização de Salvador, o Centro Histórico reúne muitos dos principais atrativos turísticos da capital da Bahia, que até 1763 foi capital da Coroa Portuguesa nas Américas, no período do Brasil colônia.
O Centro Histórico abriga o maior conjunto arquitetônico barroco da América Latina, o Pelourinho, onde existem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII. A região respira história e cultura. Diversas igrejas, museus, lojas de artesanato e restaurantes completam a estrutura desse bairro, que, no passado, era ponto oficial de tortura dos escravos.
Dentre os atrativos de destaque, as igrejas como a de São Francisco, também conhecida como Igreja de Ouro, e a do Rosário dos Pretos, que reúne homens e mulheres negros numa irmandade com mais de 300 anos. Seus cultos religiosos, animados por cânticos acompanhados pelo som de atabaques e agogôs, são bem peculiares e mesclam elementos do catolicismo e do Candomblé. Museus como o Abelardo Rodrigues, com acervo de mais de 800 peças de arte sacra, e o Memorial da Faculdade de Medicina, a primeira do Brasil, compõem o cenário cultural.
Ainda no Centro Histórico da capital é possível curtir os ensaios de blocos afros, como o Olodum, que encantam baianos e turistas com o som inconfundível do batuque dos tambores coloridos. Mais informações em www.bahia.com.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário