sábado, 27 de maio de 2023
sexta-feira, 26 de maio de 2023
quinta-feira, 25 de maio de 2023
Professora da Uesc nomeada para o Ministério da Igualdade Racial
Luzi Borges, é diretora de Políticas para Povos e Comunidade de Terreiro de Matriz Africana e Povos de Terreiro.
A professora doutora Luzineide Miranda Borges (Luzi Borges), do Departamento de Ciências da Educação(DCIE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foi indicada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, como diretora de Políticas para Povos e Comunidade de Terreiro de Matriz Africana e Povos de Terreiro. A Diretoria faz parte da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidade de Terreiro de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Cigano do Ministério da Igualdade Racial.
A professora Luzi Borges é doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008), especialista em Metodologia do Ensino Superior, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia além de professora adjunta e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Uesc..
Luzi Borges é servidora pública desde 1993. Na Bahia, ela já foi coordenadora de Projetos Sociodigitais, na Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia e, na Uesc, foi coordenadora de curso de licenciatura EaD, coordenadora do Programa Universidade para Todos, coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE).
Com vários artigos e pesquisas desenvolvidas na área de educação com recorte em raça, gênero e educação antirracista, teve seu livro “CIBERXIRÈ: redes educativas e o ciberativismo da Juventude de Terreiro da nação Ijexá”, publicado no meio da pandemia, em 2021. Em 2022, lançou seu segundo livro “Narrativas Ancestrais: histórias e trajetórias das mulheres negras na Bahia”, em parceria com “mãe” Marise de Santana, Washington Nascimento e outras autoras. Em 2020, foi homenageada com o troféu Mãe Ilza Mukalê e em 2022, no Novembro Negro, foi homenageada pela Câmara de vereadores de Ilhéus na categoria literatura.
A atuação da diretoria para a qual foi nomeada faz parte das áreas de pesquisa da professora Luzi Borges - racismo religioso, religiosidades afro e Juventudes de Terreiro -, com ênfase nos temas de gênero, raça, educação e ciberativismos. Atualmente, ela é coordenadora do Grupo de Pesquisa Ciberxirè: redes educativas, juventudes e diversidade.
Quando o Ministério solicitou da Reitoria a autorização para a liberação da professora para a titularidade da Diretoria de Políticas para Povos e Comunidade de Terreiro de Matriz Africana e Povos de Terreiro o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, declarou que “as ações da professora Luzi Borges são imprescindíveis para a construção e a consolidação de um país melhor em todas as áreas da sociedade. O seu comprometimento, a sua dedicação e amor impacta vidas. Por essa razão, a nossa Universidade parabeniza a professora pela nova função, mas sobretudo por sua capacidade de iluminar caminhos e, como consequência, melhorar a vida das pessoas por meio do seu trabalho”, declarou.
COLUNA WENSE - Por Marco Wence
INOMINÁVEL CINISMO
Cara de um, focinho do outro. Dando nome aos "bois", se trata de Sérgio Moro, hoje Senador pelo União Brasil, e de Deltan Dallagnol (Podemos), eleito deputado federal pelo Estado do Paraná.
Em comum entre eles, o fato de terem usado a Lava Jato como instrumento para entrar na política. Moro como então juiz da operação e Dallagnol sendo o coordenador da força-tarefa.
Ao usarem a Lava Jato com segundas intenções, na base do maquiavelismo de que os meios justificam os fins, jogaram a imprescindível imparcialidade na lata do lixo. Deu no que deu : a elegibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva e, como consequência, o governo Lula 3.
E por falar em Moro, que virou ministro da Justiça da gestão bols…
O MEDO DO "PALOCIAR"
Quem diria que a situação de Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama da República, ficaria mais complicada que a do marido Jair Messias Bolsonaro ? Pois é. A qualquer momento Michelle pode ser convocada para prestar esclarecimentos à Polícia Federal. No celular do tenente-coronel Mauro Cid, agora com o "título" de ex-ajudante de ordem do Palácio do Planalto, muitas mensagens de pedidos de dinheiro para Michelle. A ordem é para que Cid sacasse o dindin em espécie. A maior preocupação do bolsonarismo é com uma eventual delação do tenente-coronel. Se sentindo isolado, sem apoio, pode "chutar o pau da barraca". Muitas orações já estão sendo feitas, pedindo que Cid não seja um Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil do então gov…
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum secretário municipal de Saúde pode conduzir, pode usar o dinheiro público da saúde para privilegiar, recuperar, ajudar, salvar a contabilidade financeira-econômica de empresas, clínicas da medicina empresarial-particular-lucrativa-privada. Os recursos públicos da saúde têm de ser distribuídos para aperfeiçoar, melhorar os serviços para os despossuídos, os mais pobres". (Do saudoso e polêmico jornalista Eduardo Anunciação).
Marcos Wense: Rui Correa, Saad, Marco Wense e Lulinha das Tabocas no Senado do Café Pomar. O assunto principal, como não poderia deixar de ser, foi política, política e política. Das Tabocas está alegre com a queda na rejeição ao ex-prefeito e prefeiturável Geraldo Simões. Conversamos também sobre a excepcional petição de Jorge Almeida questionando os gastos do governo municipal com a festa junina. Das Tabocas não acredita que Binho Shalon vai dar espaço a Jorge Almeida no programa Frequência Política, próximo sábado, 27 de maio, na rádio Difusora de Itabuna. Foi um fim de tarde agradável.
Marcos Wense: Não haverá uma polarização na sucessão de Augusto Castro, como aconteceu no pleito presidencial de 2022, com Bolsonaro versus Lula. O quarto colocado nas pesquisas de intenções de voto ficará bem distante do primeiro, do segundo e até do terceiro. Esses três, em empate técnico, vão fazer com que a disputa pela cobiçada Prefeitura de Itabuna fique bastante acirrada. Amanhã farei uma análise mais detalhada na COLUNA WENSE.
Boa noite ! Boa noite !
CAFÉ COM PIMENTA - Por Paulo Lima
DIREITA E ESQUERDA NO ANIVERSÁRIO DE ZITO SERGAL.
Dia 23 de Maio, amigos do empresário Zito Sergal se reuniram nas dependências do Café Pomar para comemorar os seus 77 anos de idade, regado a muita pizza r Coca Cola e contando com as presenças de várias personalidades da cidade, amigas do aniversariante, destacando-se os prefeituraveís Geraldo Simões, Chico França e Isaac Nery, que chegou após a comemoração, além de pessoas do vasto círculo de amizade do aniversariante. Foi uma tarde/ noite bastante movimentada no maior point da atualidade de Itabuna. Nas fotos publicadas, aqui na matéria, pode -se ver o clima de descontração entre os políticos da direita, esquerda e do centro da vida pública da cidade.
LAPSO
Na matéria do dia 22, na entrevista com o prefeituravel Zem Costa ( PSOL)., por um lapso da minha parte deixei de citar o nome do advogado Rui Correa, um dos grandes quadros do " Senado" .do Café Pomar e venho, publicamente, desculpar-me pela falha.
Lula admite possibilidade de exploração de petróleo no litoral da Amazônia
VOO INTERNACIONAL DA ARGENTINA PARA PORTO SEGURO PRESTES A SER CONSOLIDADO
Porto Seguro, um dos principais destinos do Mercosul, vive a expectativa de ter um voo direto da Argentina, a partir de julho próximo....
- 16 de maio de 2023
- /
- Por: Prefeitura Municipal de Porto Seguro
- /
- 2 Comentários
TURISMO - PROMOÇÃO DE PORTO SEGURO PERCORRE CIDADES DO SUDESTE E SUL
- 26 de abril de 2023
- /
- Por: Prefeitura Municipal de Porto Seguro
- /
- 2 Comentários
FESTIVAL GASTRONÔMICO RAÍZES TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO PARA SÁBADO E DOMINGO
- 14 de abril de 2023
- /
- Por: Prefeitura Municipal de Porto Seguro
- /
- 2 Comentários
PAELLA DOS MILAGRES MARCA ABERTURA DO FESTIVAL GASTRONÔMICO RAÍZES
- 11 de abril de 2023
- /
- Por: Prefeitura Municipal de Porto Seguro
- /
- 2 Comentários
PORTO SEGURO SE DESTACA NA 2ª PREMIAÇÃO ARARA AZUL
JORNAL DAS PRAIAS VIVA 72 ANOS DE IBICARAÍ
https://drive.google.com/file/d/1VS3UHbudMASOvoTt8TItsCdeDwXUmo-S/view?usp=drive_link
-
Na foto da esquerda para a direita vemos Ana Paula, esposa de Thiago Nogueira e o professor e acadêmico Sabará e o jornalista Paulo L...
-
É com profundo pesar que informamos o falecimento de Clóvis Figueiredo, mais conhecido como Kokó, vocalista da renomada banda Lordão. Kokó...
-
Na última quinta-feira, 11 de julho de 2024, as dependências do Café Pomar, apelidado de "Senado", começaram a receber amigos e ...