Quando chegou para a disputa da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, ele já tinha tudo na cabeça — a mesma cabeça que deu à Argélia um feito inédito. Muito já foi escrito sobre sonhos que se tornam realidade. E é exatamente isso o que está vivendo Islam Slimani, o atacante da Argélia que, com um gol de cabeça sobre a Rússia em Curitiba, decretou a classificação da seleção para as oitavas de final pela primeira vez na história.
O atacante do Sporting Clube de Portugal já havia tido uma ótima atuação diante da Coreia do Sul, jogo no qual marcou um gol e deu duas assistências. Tal desempenho elevou muito as esperanças argelinas antes da decisão diante da Rússia: "No jogo anterior as coisas se saíram muito bem, e sabíamos que tínhamos boas possibilidades", declarou. "Imaginamos que podíamos chegar lá e conseguimos."
O alto e robusto atacante exibe um amplo sorriso e ganha um brilho no olhar quando oFIFA.com lhe pergunta sobre a sensação de ter marcado o gol mais importante da história da sua seleção. "Foi muito importante, porque o jogo começou ruim para nós", prosseguiu. "Eles fizeram um gol muito cedo, e isso mudou tudo. Mas lutamos por cada bola e confiamos em nós mesmos. Eu tinha dito que a classificação para a segunda fase era mais do que um objetivo, era um sonho, e para mim é um sonho que virou realidade."
A explosão de alegria ao final do jogo na Arena da Baixada foi uma cabal demonstração do que foi conquistado e da união da equipe africana. "Foi incrível, simplesmente incrível. A torcida nos apoiou por todo o torneio, e neste jogo nos apoiou o tempo inteiro. Somos um grupo muito unido, e por isso este é um prêmio para uma equipe fantástica. Eu adoro fazer parte desta seleção."
Muito mais adiante
Nas oitavas de final, a Argélia enfrentará a sempre temível Alemanha, um desafio que motiva Slimani. "Os alemães estão jogando muito bem, e todo mundo sabe do que são capazes. Claro que não somos favoritos, mas confiamos em poder realizar uma grande partida. Teremos que estar mais concentrados que nunca e jogar o melhor futebol possível."
Os argelinos causaram a grande surpresa da Copa do Mundo da FIFA Espanha 1982 ao vencerem justamente a Alemanha por 2 a 1. Slimani mostra confiança em repetir a dose. "Sabemos como foi a vitória contra a Alemanha em 1982, com nomes como Madjer, Assad e Belloumi. Queremos seguir os seus passos, pois se alguma vez já foi possível fazê-lo, então por que não sonhar com que se repita?"
E se o assunto são sonhos, não há ninguém melhor para tratar disso no momento que o atacante argelino. "Viemos ao Brasil com o objetivo de passar de fase. Agora que conseguimos, podemos ficar orgulhosos, mas não nos conformamos apenas com isso. A gente sempre quer mais, e esperamos poder seguir com este sonho. Não quero que ninguém me acorde dele."