“O que estou vendo aqui em Itabuna não vi em lugar nenhum, entre os inúmeros shows que realizamos neste mês de junho”. A afirmação é do cantor Wesley Safadão para uma multidão de mais de 100 mil pessoas durante sua apresentação como a principal atração nacional da 2ª noite do Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil. Ele subiu ao palco no início da madrugada deste sábado, dia 1º. O cantor ressaltou que a energia, a alegria e a vibração do público, que ocupava toda a extensão da Arena Zé Cachoeira e parte da Avenida Princesa Isabel, como algo ainda não visto durante sua turnê junina nos mais diversas cidades do País. “Itabuna está de parabéns por realizar uma festa tão bonita, com uma infraestrutura diferenciada e linda como esta. Vocês merecem tudo isso”, bradou.
Dirigindo-se aos responsáveis pela organização do Ita Pedro 2023, Wesley Safadão parabenizou o prefeito Augusto Castro e ao presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Aldo Rebouças, por realizar uma das maiores festas juninas do Brasil. Na sequência, levou a multidão ao delírio cantando sucessos de sua carreira e de outros grandes nomes da música brasileira dos mais diversos estilos.
Conduzindo o público com coreografias sincronizadas, Safadão protagonizou um dos mais belos e emocionantes momentos do Ita Pedro 2023. Quando cantou “Tu tava na revoada”, “Covardia”, “Tchau, pra quem namora” e “Pega o Guanabara” foi lindo de ver a interação entre o público e o artista. Em vários momentos, o cantor pediu às emissoras de TVs e demais veículos de comunicação que registrassem a interação da multidão e agradeceu às manifestações de carinho de todos que vieram de outras cidades para prestigiar o seu show em Itabuna.
A segunda noite do Ita Pedro 2023- O Maior São Pedro do Brasil também foi marcada pelo empolgante show da banda regional Trio da Huanna, que agitou o público no ritmo da quebradeira. Avançando pela madrugada do sábado, a cantora Cris Mel e as bandas Caxangá e Big Xote trouxeram o autêntico forró, o xote e um pouco do sertanejo no repertório, deixando um gostinho de quero mais.
Neste sábado, a partir das 19 horas, o Ita Pedro promete mais alegria com Mari Fernandez, Norberto Curvêllo, Kaio Oliveira, Cris Lima, A Tarraxada, Paulo Neto, Big Xote,Vitor Fernandes, Cacau com Leite e a grande atração da 3ª noite: Dorgival Dantas.
A maior festa já realizada em Itabuna, o Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil, teve multidão ainda animada e ansiosa para ver de perto seu artista preferido na sua segunda noite. O cantor Wesley Safadão fez um show eletrizante por uma hora e meia interagindo com um público apaixonado pelo seu repertório e disposto a cantar.
O público chegou cedo, às 19 horas, logo na abertura da programação, e só arredou pé depois da última atração, por volta das 5 horas. Em clima de tranquilidade, dançou, aplaudiu e cantou, seguindo uma mistura de ritmos que começou com o romantismo da dupla Eber Lima e Miguel e continuou com Rafa Motah. Ele também misturou outros ritmos para lembrar que festa junina tem que ter forró.
Sinho Ferrari, a terceira atração da noite, trouxe um repertório novo e canções retrô, o que aqueceu ainda mais os corações dos solteiros e dos casais, principalmente. A performance junto com as garotas no palco levou o público ao delírio.
Os sucessos da Banda Cristal Som na sequência não permitiram intervalo. E como a música não pode parar, o Lordão garantiu o bom e velho forró, emocionando a plateia com a maravilhosa apresentação do crooner Kokó. “Que momento ímpar e que bom ver nossa prata da casa sendo prestigiada” falou a professora ilheense Iraildes da Costa Nascimento, em referência aos cantores locais e regionais que se apresentam no Ita Pedro.
FESTA GRANDIOSA E BONITA O Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil, que tem na grade nomes da música local, regional e nacional, é projeto da Prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia. Na segunda edição o evento tornou- se ainda mais grandioso.
“O termômetro que mediu o sucesso é a grande participação popular, gente de todas as idades e de todas as partes da região que comparece todas as noites. Na sexta, somou mais de 100 mil pessoas”, reforçou o presidente da FICC, Aldo Rebouças. Para oferecer ainda mais alegrias e entretenimento ao público, ávido pela boa música e pela oportunidade de assistir aos shows gratuitos de cantores e bandas famosas, a FICC ampliou a estrutura montada na Arena Zé Cachoeira, na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, e também o número de atrações musicais na grade que agora soma 10 a cada noite.
O sucesso também pode ser observado na alegria dos ambulantes que comemoram boas vendas, taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos que também estão satisfeitos com a movimentação das pessoas em direção a Arena ou na volta para casa.
A rede hoteleira registra quase 100% de ocupação nos quatro dias da programação, como afirmou o hoteleiro Eduardo Fontes Neto, do Tarik Plaza. “Uma festa linda e grandiosa para toda a família. Os organizadores estão mais uma vez de parabéns”, ecoou Lúcio Alexandre, que com seu filho Heitor, 10 anos, tem se divertido desde o primeiro dia e aguarda a tarde do domingo para o “Ita Pedrinho”, festa inteiramente dedicada às crianças.
A cadeirante Andreia Vasconcelos teve o privilégio de assistir até agora bem pertinho do palco e em segurança todos os shows. O espaço uma sugestão do prefeito Augusto Castro é reservado para as pessoas com deficiência e principalmente cadeirantes que veem os shows e interagem com os artistas de forma segura, tranquila e protegida.
O casal Vinícius Alves dos Santos e Suelen Vilasboas Vésper falou da importância do evento para melhorar a economia do município e parabenizou a organização do evento. Também destacou a decoração, segurança, iluminação e muita gente bonita.
“Sempre foi uma das preocupações do prefeito Augusto Castro zelar pela inclusão social dando dignidade e o respeito aos cidadãos, seja na saúde, na educação, no social e no lazer não seria diferente”, destacou Aldo Rebouças.
Para concluir, ele frisou que o Ita Pedro 2023 proporciona toda uma gama de oportunidades. “É tudo que nosso povo precisa para o lazer e merece!”, disparou o presidente da FICC, coordenador da maior festa popular de Itabuna, o Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins decretou luto oficial neste dia 1º pelo falecimento do jornalista Geraldo Lima. O sepultamento acontecerá no Cemitério Piedade, às 15h.
Na noite de sexta-feira (30), faleceu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, o ator, escritor, jornalista e funcionário público municipal aposentado, Geraldo Lima.
Geraldo foi regulado da Policlínica do Parque Ipê para o Clériston e faleceu de choque séptico, após uma infecção pulmonar.
Divorciado, ele deixa dois filhos, um neto, sobrinhos e muitos amigos com saudade.
O velório será realizado a partir das 8h deste sábado (1), no Cerimonial Imperial localizado na rua Barão do Rio Branco, nº 374, no bairro Serraria Brasil, em Feira de Santana.
Profissional de destaque, autor do livro O Teatro em Feira de Santana, o jornalista Geraldo Lima narrou momentos artísticos e culturais da cidade de Feira de Santana. Tendo seu livro presente em uma edição publicada no Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana (IHGFS).
Despedida e saudade
Na manhã deste sábado, o jornalista Jânio Rêgo foi um dos amigos presentes no velório e pontuou que Geraldo foi um ativista cultural.
“Inclusive foi um dos primeiros jornalistas que fez um blog cultural na cidade e talvez no estado. Era uma pessoa profundamente ligada ao teatro, às artes plásticas, ao teatro. Tinha uma vida cultural muito ativa na cidade. Além do Feira Hoje, onde ele trabalhou e local em que conheci há uns 30 anos, ele também criou algumas revistas, trabalhou em algumas revistas. Fez trabalho de comunicação para diversos órgãos da Bahia e em instituições e deixa um círculo de amizade muito grande, de admiração e afeto. É um legado muito bom para a história de Feira”, disse.
Jânio relatou que o colega estava adoentado e precisou ser hospitalizado. “Ele era um homem muito manso, uma figura muito querida, prestativa, ouvia as pessoas. Feira de Santana deve muito a Geraldo Lima”.
Ao Acorda Cidade, Valdomiro Silva, jornalista, destacou que também teve a oportunidade de trabalhar com Geraldo Lima.
“Geraldo teve umas três passagens pelo Feira Hoje e eu estive com ele em duas dessas passagens. A primeira ele era editor no setor Nacional, Economia e Internacional, ele trabalhava com o que a gente chamava de Telex, as notícias chegavam por meio de uma máquina, como se fosse um grande Fax. Depois eu o encontrei no Feira Hoje ele como editor-chefe do jornal e eu era repórter esportivo da equipe dele e tive a honra de substituí-lo como editor-chefe, quando ele encerrou o ciclo dele como editor no jornal Feira Hoje foi eu quem assumi. A gente sempre teve uma relação extraordinária, um homem intelectual, de cultura. Um sorriso sempre no rosto dele, um bom humor muito agradável, era um homem direito, do bem, um homem do teatro que marcou época em Feira de Santana e merece ser homenageado”, concluiu.
Luto oficial
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins decretou luto oficial neste dia 1º pelo falecimento do jornalista Geraldo Lima.
“Uma pessoa que trabalhou na prefeitura durante muito tempo, um jornalista que trabalhou no Feira Hoje. Geraldo era um grande amigo, trabalhou na Câmara dos Vereadores e deixa uma marca no jornalismo e na comunicação da nossa terra. Como amigo e como prefeito, o reconhecimento meu e do povo de Feira, esse luto é apenas uma forma de registrar, mas é muito pouco para o tamanho de importância que Geraldo Lima dos Santos tinha”, destacou.
O prefeito frisou que tinha contato direto com Geraldo. “Ele estava permanentemente em todas as ações que tínhamos a presença da comunicação, e a comunicação sempre teve uma presença muito forte. Neste momento quero lembrar aos familiares de Geraldo que não se esquece uma pessoa como ele, que passou, mas deixou suas digitais em Feira de Santana, não apenas no seu trabalho, mas no seu convívio, no seu respeito, no seu sorriso permanente e na forma como Geraldo sempre se conduziu. Que Deu o tenha e o guarde”.
O sepultamento aconteceu neste sábado (1º) no Cemitério Piedade, às 15h.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Alto astral, animação e muita alegria marcaram a abertura do Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso. Promovida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com o apoio do Governo do Estado, através Secretaria de Turismo da Bahia, a primeira noite também teve uma multidão estimada pela Polícia Militar em mais de 80 mil pessoas.
A festa que teve início na quinta-feira, dia 29 e segue até domingo, dia 2 de julho, é realizada pelo segundo ano consecutivo. “Nós trabalhamos muito para chegar nesse momento. Mais de 80 mil pessoas em plena quinta-feira, com atrações como Dilsinho, Kart Love, Thiago Aquino, Tarcísio do Acordeon, Estakazero, Danniel Vieira, Top Love, dentre outras atrações nacionais, regionais e locais”, afirmou o prefeito Augusto Castro (PSD).
“Para nós representa muito, representa uma cidade que sabe acolher e resgatar uma tradição que conseguimos manter pelo segundo ano. Nessa primeira noite observamos profissionalismo em todos os detalhes de palco, som, iluminação, estrutura, segurança… Isto nos dá tranquilidade e orgulho porque sabemos que as pessoas retornarão para casa com boas lembranças e grandes emoções”, acrescentou.
A festa mobilizou pessoas não só de Itabuna, mas de toda a região Sul do Estado para assistir aos dez shows musicais programados na primeira noite, entre 19 e 6 horas. Além disso, autoridades políticas também prestigiaram o evento, quando puderam curtir um bom forró ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD) e da Primeira-dama Andrea Castro, a exemplo do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB).
“É uma alegria muito grande ver uma festa tão bem organizada e estruturada com segurança e animação. Parabenizo o prefeito Augusto Castro pela realização de mais um evento de extremo sucesso e eu falo isso em nome do governador Jerônimo Rodrigues, reforçando mais uma vez essa parceria entre a sociedade civil, Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado da Bahia”, disse Geraldinho.
A Banda Pipoco do Trovão abriu a noitada de shows para aquecer o público que começava a chegar de mansinho. A seguir foi a vez da Estakazero, que é muito conhecida por levar um bom arrasta-pé por onde passa. O vocalista, Léo Macedo, aproveitou o momento para falar de sua satisfação em se apresentar mais uma vez na cidade. “A sensação de retornar à Itabuna é a melhor possível. Sou filho daqui, adoro Itabuna e Ilhéus e estou sempre na área. Itabuna está de parabéns pela festa!”, bradou.
A massa que lotou a Arena Zé Cachoeira, o presidente da FICC, Aldo Rebouças, agradeceu o empenho de toda a equipe. “Realizar um evento desta grandeza não é simples, mas graças a Deus temos uma equipe muito empenhada na FICC e os servidores da Prefeitura, que também contribuíram muito para que tudo isso se tornasse realidade. Estou muito feliz e satisfeito com todos os detalhes que foram pensados. Eu acredito que essa 2ª Edição do Ita Pedro ficará marcada também na nossa história”, afirmou.
A segurança foi bastante elogiada pelas pessoas que dançaram ao som dos variados ritmos, inclusive pela atuante presença da Polícia Militar, 4º Grupamento de Bombeiros Militares e da Guarda Civil Municipal que fez a vistoria nos portais de acesso. “Está muito bom brincar e dançar no Ita Pedro. As forças de segurança têm presença ostensiva, as pessoas estão se comportando bem e isso deixa a gente confiante”, disse Néris Silva, que estava acompanhada de familiares.
Quem também aprovou a festa foi o público com dificuldades de locomoção. Um espaço reservado a cadeirantes e pessoas com deficiência na frente do palco (front-stage) de onde puderam acompanhar as apresentações artísticas, a exemplo do que aconteceu em 2022, o que deixou todos satisfeitos. “Gostei muito porque garantiu uma maior segurança para todos que têm alguma dificuldade de locomoção. No meu caso, uso cadeira de rodas, mas me diverti bastante”, disse Neia Santana.
Em publicação nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues confirmou a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Salvador, no próximo domingo, 2 de julho, para participar das comemorações pela Independência da Bahia.
“Mais uma vez, Lula atende ao nosso convite. Teremos o presidente lado a lado de baianas e baianos na celebração dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, nosso símbolo da liberdade e democracia conquistadas pelas mãos do povo”, escreveu o governador em seu perfil no Twitter.
Este é o segundo ano seguido em que o presidente Lula participa da manifestação histórica, política e cultural. No ano passado, ele acompanhou o cortejo, percorrendo o trecho inicial do trajeto.
Bicentenário
Em 2023, o Governo do Estado preparou uma série de ações para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, destacando a importante atuação dos baianos nas batalhas que resultaram na expulsão definitiva dos portugueses que resistiam, em território baiano, contra o fim do domínio de Portugal. Ao longo de todo o mês de julho e do segundo semestre, serão realizadas ações cívicas, pedagógicas e artístico-culturais na capital e em toda o estado. O planejamento visa enfatizar o 2 de Julho, data mais emblemática da luta do povo baiano pela independência do Brasil.
LULA NO SUL DA BAHIA
O presidente Lula participa, na próxima segunda-feira (3), do evento oficial que marca o início das obras no Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL 1), na Bahia. A cerimônia acontecerá no município de Ilhéus.
Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a FIOL 1 terá um total de 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir do ano de 2027. O Lote 1F, por onde começam as obras, possui 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras no Lote 1F têm previsão de durar 36 meses.
Esse empreendimento, tocado pela BAMIN, vai criar um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio no Brasil, por meio do Porto Sul, em Ilhéus, e da ferrovia, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão. A previsão é de que a ferrovia e o porto estejam prontos em 2027.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, foi um dos palestrantes do painel sobre turismo, infraestrutura, governança e perspectivas, que contou com a participação também da ministra do Turismo do Brasil, Daniela Carneiro, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Bacelar ressaltou a parceria que o Governo da Bahia mantém com Portugal, a exemplo do acordo de cooperação técnica para a preservação do patrimônio arquitetônico em Salvador, e apresentou o plano estratégico do estado para o turismo, baseado em inovação e sustentabilidade, com ações nas áreas de biossegurança, infraestrutura, capacitação e qualificação e promoção dos destinos. O secretário citou as obras que estão facilitando a mobilidade dos visitantes nas 13 zonas turísticas baianas, com destaque para as intervenções náuticas, culturais e socioambientais na Baía de Todos-os-Santos. Ele ainda falou sobre a relação harmônica entre os agentes que fazem o turismo baiano, tendo à frente o Estado, o alinhamento com o governo brasileiro e o foco da Setur-BA no mercado internacional.“Foi uma satisfação retornar a Portugal para participar desse evento tão representativo para brasileiros e portugueses. Mostramos o trabalho do Governo da Bahia no turismo, que colocou o estado na liderança nacional do setor e recuperou os empregos perdidos na pandemia. Até o ano passado, investimos mais no mercado interno, agora, estamos focados em atrair novos voos e investimentos internacionais, para ampliar a participação do destino Bahia no mercado mundial”, declarou o secretário Bacelar.