quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Entrevista: Zenaide Busarelo conta um pouco sobre seu trabalho como leiga na Diocese de Joinville

Por Jean Patrick

*entrevista publicada na Revista Diocese Informa/Novembro 2017





Zenaide Ana M. Busarello é voluntária na Pastoral da Consolação e Esperança e na Infância Missionária e exerce um importante trabalho na Diocese de Joinville. A partir desse mês terá início o Ano do Laicato, por isso a Revista Diocese Informa conversou com Zenaide para conhecer um pouco mais sobre suas funções diocesanas como leiga.



Revista Diocese Informa: Quanto tempo você realiza trabalhos na Diocese de Joinville?

Zenaide Busarello: O meu engajamento nos trabalhos da Igreja iniciou-se na caminhada junto às Irmãs Catequistas Franciscanas. Enquanto profissional em escola estadual por 30 anos, sempre os finais de semana eram dedicados de uma forma ou de outra a algumas atividades pastorais. Os trabalhos foram os mais diversos: catequese, GBR, Ministérios, Escola teológica, Coordenação de Pastoral e atualmente na Pastoral da Consolação e Esperança e na Obra da Infância e Adolescência Missionária, no Regional Sul IV e em nossa diocese.



RDI: Como é poder ser voluntária na Pastoral da Consolação e Esperança e na Infância Missionária?

ZB: Tanto na Pastoral da Consolação  como na Infância e Adolescência Missionária é um trabalho voluntário de grande alegria. Na Pastoral da Consolação é uma oportunidade singular de estar ao lado dos que sofrem a perda de um ente querido. É uma presença de esperança, para que todos possam retornar sua vida fortificados pela Palavra amorosa e consoladora de Cristo e dos ministros da Igreja. É necessário, preparação do ministro, conhecimento da doutrina da Igreja, amor e zelo, pois é um trabalho missionário. Sinto me fortificada e ao mesmo tempo rendo graças a Deus por este chamado. Cada velório me leva a reflexão de que não somos eternos e que o Pai nos espera.  Na Infância e Adolescência Missionária, seguimos o apelo contínuo do Papa: Igreja mais Missionária. Desde os quatro anos nossas crianças e adolescentes são motivados pelos seus pais, lideranças e assessores a ingressar nos grupos para serem os protagonistas, os que buscam conhecer e amar mais a Jesus sendo uma opção pessoal. "Criança evangeliza, outras crianças, pais, e familiares."

O trabalho motivador e evangelizador da Infância de Adolescência Missionária é realizado Regional Sul IV nas 10 dioceses de Santa Catarina , recebendo apoio e atenção.



RDI: Como você se sente realizando estes trabalhos?

ZB: A Realização dos trabalhos provém da minha autenticidade cristã que tenho em meu coração. Vivencio todos os trabalhos como presente amoroso de Deus e o crescimento do Reino. Os trabalhos me ajudam no crescimento pessoal, na convivência humana e no Espirito Eclesial. Sinto-me muito feliz e grata, orientando, indicando caminhos, evangelizando, promovendo encontros, motivando aos compromissos e ajudando a assumirem tarefas a fim de que todos possam ser e abraçar o caminho do discipulado missionário.



RDI: Como você vê o leigo na Diocese de Joinville?

ZB: O leigo e a Leiga na Diocese de Joinville é a grande força motivadora da Caminhada Missionária Pastoral, desde o Concilio Vaticano II até hoje. Tem seu espaço evangelizador promovendo a unidade e a vida. A participação e presença dos cristãos leigos e leigas em nossa diocese acontece de modo a impulsionar e direcionar as diversas pastorais que sustentam e animam nossas paroquias e comunidades. Assumem com zelo e dedicação através do testemunho e contribuição na expansão do Reino.



RDI: O que você espera do Ano do laicato?

ZB: Espero que seja um ano motivador de iniciativas missionárias e celebrativo. Que nos estimule a tornar a Igreja mais missionária, de portas abertas para todos. Que o leigo seja sempre mais valorizado em seu protagonismo e que todos abracem a causa da primeira exigência evangelizadora: "A Igreja em estado permanente de Missão".



Desejo um ano muito feliz, cheio de bênçãos e graças para nossa Igreja Diocesana.


Fonte:http://www.diocesejoinville.com.br/conteudo/noticias/noticias-diocesanas/entrevista--zenaide-busarelo-conta-um-pouco-sobre-seu-trabalho-como-leiga-na-diocese-de-joinville

JORNAL DAS PRAIAS VIVA 72 ANOS DE IBICARAÍ

https://drive.google.com/file/d/1VS3UHbudMASOvoTt8TItsCdeDwXUmo-S/view?usp=drive_link