segunda-feira, 8 de junho de 2015

Joinville adere ao Sistema Nacional de Promoção à Igualdade Racial

Hoje pela manhã a ministra da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, esteve em Joinville assinando o termo de adesão do município ao Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial). É a primeira cidade da região Norte/Nordeste de Santa Catarina que se integra ao sistema...

O prefeito Udo Döhler e a a ministra da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Sepir) Nilma Lino Gomes assinaram nesta segunda-feira (8), o termo de adesão voluntária de Joinville ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir.

Esse sistema é um instrumento para organizar e promover políticas públicas compreendidas como conjunto de diretrizes, ações e práticas a serem observadas na atuação do Poder Público e nas relações entre o Estado e a sociedade. O evento faz parte da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo.

Estiveram presentes no evento realizado no Teatro Juarez Machado o vice-prefeito Rodrigo Coelho, o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville Rodrigo Fachini, a secretária de Desenvolvimento Regional Simone Schramm (representando o governador Raimundo Colombo), prefeitos e diversas autoridades municipais e estaduais, além de representantes de movimentos sociais.

“Nossa secretaria existe há 12 anos e é um dos únicos mecanismos voltado à promoção da igualdade racial. Aos poucos, estamos nos tornando referência para a América Latina e outros países do mundo”, declarou Nilma. A ministra aproveitou pra destacar a articulação de diversos atores e movimentos em atos democráticos e de fortalecimento às ações afirmativas na sociedade civil.

O prefeito Udo Döhler observou que a criação do Conselho Municipal de Promoção Igualdade Racial (Compir) deu continuidade a iniciativas passadas e que agora se consolida positivamente.

“Vivemos dois momentos em Joinville: somos a cidade mais populosa do estado, mas continuamos desigual. Encontramos aqui a oportunidade de vencer esse obstáculo”, comentou.

"Conselheiros, nós vencemos uma etapa, mas temos uma batalha enorme pela frente. Nossa meta para 2015 é fazer a conferência municipal pra promover e executar a Plano Nacional da Igualdade Racial", observou a presidente do Compir de Joinville,  Cléia Giosose.

A ministra foi recepcionada por danças e instrumentos típicos da cultura negra apresentadas pelo grupo Afoxé Omilodê, no saguão do teatro. Lá ainda estão expostos bonecas, pinturas, máscaras tradicionais e fotografias da mostra "Projetando imagens, construindo cidadania".

Ao fim da solenidade, diversos gestores municipais de Santa Catarina se dirigiram à reunião de trabalho para aprimorar a execução das políticas públicas ao trabalho do Sepir.

Sobre o Compir
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville (Compir) visa eliminar discriminações raciais e lutar pela plena inserção de comunidades étnicas na vida socioeconômica, política e cultural da cidade. Foi criado pela lei 7.554, de 13 de novembro de 2013, assinado pelo prefeito em exercício Rodrigo Coelho.

O Compir é vinculado ao Gabinete do Vice-Prefeito. É composto por 22 titulares e suplentes indicados pelo governo e outros 22 titulares e suplentes de entidades não-governamentais.

Os conselheiros foram eleitos e empossados em 2014 pelo prefeito Udo Döhler. A gestão é de dois anos com foco na formulação de estratégias e controle da execução de políticas.

Graduado da Uesc é selecionado para estudar cinema em Cuba


uesc cuba
O fotógrafo e videomaker Flávio Rebouças foi selecionado para estudar em uma das mais importantes escolas de cinema do mundo, a Escola Internacional de Cinema e TV de Santo Antônio de los Baños – Cuba (EICTV). Flávio fará o curso regular de Fotografia, na turma de 2015-2018.

A escola oferece oito especializações: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias. Cada candidato podia optar por apenas uma destas especializações.
A seleção no Brasil envolveu três etapas e foi realizada em cinco capitais, espalhadas pelas cinco regiões do país. As provas foram realizadas entre os dias 13 e 14 de março.
Flávio Rebouças é de Itacaré, graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), coordenador e um dos idealizadores do projeto Pirilampo.
A EICTV, localizada em San Antonio de los Baños (Cuba), é considerado um dos melhores centros de formação audiovisual em todo o mundo. Foi fundada em 15 de dezembro de 1986, pela Fundação Novo Cinema Latino-Americano (FNCL).

Artistas baianos participam da Bienal dos Castelos na Itália

castelo 1Sete artistas do interior da Bahia  estão expondo por dois meses suas obras de arte na Itália.  Fatima Soar, Félix Caetanno, Gerson Lima, Jorge Pereira de Oliveira, Litho silva, Luiz José Pimenta  e Nanja Brasileiro foram convidados por Patrícia Rosa, curadora e representante no Brasil da Galeria de Arte e Associação Cultural Eclettica com sede em  Treviglio, Bergamo, Itália, para representar a Bahia na 1ª Bienal dos Castelos Gera D’Adda. O evento acontece de 15 de maio  até 26 de julho.
castelo 2 A Bienal é presidida e coordenada  pelo Mestre Giuliano Ottaviani, fundador e presidente da Eclettica,  com participação de Gianmarco Puntelli, diretor artístico da Exposição de Milão 2015, e de membros da Academia de Belas Artes de Florença, galerias de arte internacionais , além de um júri de colecionadores italianos.
Os castelos abrigarão as obras de arte de centenas de artistas articulando o evento com festas temáticas dos países participantes, fazendo  a combinação de músicas, danças, poesias, instrumentais e extensa gastronomia  – todas peculiares e instigantes aos sentidos, como é a arte que representam.  Tudo será mostrado ao vivo, de forma que os espectadores possam participar e interagir com essa nova linguagem permitindo um diálogo único na bienal.
castelo 3 A Bienal dos Castelos tem como tema “O Diálogo” . “O registro de uma imagem na memória de uma pessoa faz sua iniciação na arte, tenha ela gostado ou não do que viu.  A  visual é a linguagem de maior importância, a primeira e mais eficaz educação do mundo numa organização mental”, afirma Patricia Rosa (foto)
Países como Brasil, Argentina, França, México, Noruega, Polônia, Ucrânia, Ungria e Estados Unidos,  estão representados na Bienal, trocando experiências,  aproveitando e resgatando o charme turístico dos castelos da Baixa Bergamasca, na Itália.

JORNAL DAS PRAIAS VIVA 72 ANOS DE IBICARAÍ

https://drive.google.com/file/d/1VS3UHbudMASOvoTt8TItsCdeDwXUmo-S/view?usp=drive_link