sábado, 29 de abril de 2023

Gleisi: “Vamos comemorar no 1º de Maio o crescimento real do salário mínimo”

Em visita ao Pará, presidenta do PT celebra o retorno da política de valorização real do salário mínimo e a melhora da economia, apesar da sabotagem contínua do Banco Central de Bolsonaro

Cadu Gomes

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse, nesta sexta-feira (28), que os trabalhadores brasileiros finalmente voltam a ter motivos para comemorar no 1º de Maio, graças ao retorno da política de valorização real do salário mínimo, confirmada pelo governo Lula na quinta-feira (27).

“Ontem, o presidente se reuniu com as centrais sindicais e já disse que anuncia, no 1º de Maio, o salário mínimo de R$ 1.320, que é a variação real de inflação mais crescimento do PIB. Já teve uma recomposição no início do ano do salário mínimo e, agora, mais esta”, lembrou Gleisi, em visita ao estado do Pará (assista abaixo a coletiva de imprensa).

“Esse anúncio, de manter o poder real de compra do salário mínimo, é muito importante, tem um impacto grande na sociedade, a começar pelos aposentados”, ressaltou. “Já vamos poder comemorar neste 1º de Maio a retomada da política de garantia do crescimento real do salário mínimo”, completou.

Economia melhora, mas BC de Bolsonaro sabota

Segundo Gleisi, as melhoras nos indicadores econômicos, como queda do desemprego e crescimento maior do que vinha sendo previsto, são reflexo da mudança de política trazida pelo governo Lula, que está aumentando os investimentos públicos. 

“Os dados econômicos estão melhorando e surpreendendo. Isso tem a ver com investimento. Quando você faz a conservação de estradas, você está dando emprego, fazendo a economia girar. Quando você retoma obras em escolas, o Minha Casa Minha Vida, também é isso”, explicou.

O maior obstáculo da economia, no entanto, continua sendo a sabotagem feita pelo presidente do Banco Central, o bolsonarista Roberto Campos Neto. “Os programas de combate à fome e à miséria são muito importantes, mas valorização do salário mínimo e aumento de investimentos são o que mais faz a diferença. E a taxa de juros que temos hoje inviabiliza o investimento privado, que é a maior parte do investimento de um país”, afirmou.

Por isso, Gleisi defende a saída de Campos Neto do Banco Central. “O Senado já o chamou, e as explicações dele foram muito ruins. Acho que o Senado tem que começar a dar um voto de desconfiança para o presidente do Banco Central. Sinceramente, eu acho que ele tem que sair, porque ele está prejudicando o Brasil.”

Desenvolvimento do Pará

Gleisi comemorou a volta da relação respeitosa entre o governo federal e o estado do Pará. Destacou que o presidente Lula tem muito carinho pelo Norte e, por isso, está empenhado em levar desenvolvimento à região.

“Com a volta do presidente Lula, com o carinho que ele tem pelo estado, pela região, a gente já começa a ver uma relação mais respeitosa. E investimentos em estradas, obras, Minha Casa Minha Vida, que têm impacto na economia”, destacou.

Além disso, o compromisso de realização no Pará da COP-30, cúpula do clima da ONU que ocorrerá em 2025, também ampliará os investimentos no estado, citou a presidenta do PT.

Também na área ambiental, ela destacou o esforço que o governo Lula tem feito para reconstituir as equipes que trabalham na preservação da Amazônia e na proteção dos povos indígenas. “Para você remontar a máquina, os órgãos, ter gente de novo para fazer o trabalho, não é da noite para o dia. Meesmo assim, a gente já tem várias operações sendo feitas.”

CPMI do Golpe

Outro tema abordado foi a CPMI do Golpe, que deve ser iniciada em breve. Para Gleisi, a comissão de inquérito servirá para apontar todos os responsáveis pelo ataque à democracia realizado em 8 de janeiro.

“Vamos esclarecer quem foram os responsáveis por aquela tentativa de golpe, que não começou naquele dia. Logo depois da eleição, teve toda uma sorte de articulações que buscavam deslegitimar o processo eleitoral. As próprias falas de Bolsonaro foram nesse sentido. Não tenho dúvidas de que vai chegar a ele a responsabilidade intelectual desses atos todos que tentaram desestabilizar a democracia brasileira”, previu. 

Ela concluiu dizendo esperar que as investigações levem a uma punição que siva de lição à queles que atentam contra a democracia. “Tem que ter uma punição pedagógica. A democracia é muito importante, a gente não pode brincar com isso.” 

Da Redação

TÓPICOS:


sexta-feira, 28 de abril de 2023

CAFÉ COM PIMENTA - Por Paulo Lima










PASSARELA CARLITO DO SARINHA






































É  lamentável  o estado em que se encontra a passarela  Carlito do Sarinha, construída na última administração  do prefeito Fernando Gomes. Corroida pela ferrugem, aquele local, que se tornou  em cartao- postal  da cidade na sua inauguração, está  completamente abandonando  por falta de manutenção da prefeitura. Laterais da passarela já  não oferecem  segurança às pessoas que por ali transitam e as luminárias do centro estão  parcialmente  apagadas  trazendo insegurança  à população no período noturno, o que tem motivado o deslocamento de inúmeras  pessoas  a usarem a velha e tradicional ponte do bairro da Conceição.

 TIRO NO PÉ

 Em todas as conversações sobre política na cidade de Itabuna o assunto  dominante é  a chegada do PC do B à  secretaria de Educação  do governo Augusto Castro. Afirmam que o chefe do Executivo deu um tiro no pé  ou não avaliou , com cautela, o papel  dos comunistas no governo do ex-prefeito Vane, quando os comunas sagraram as tetas da vaca ( prefeitura) e depois jogaram a culpa nas costas de Claudevane Moreira Leite.

 EMASA

Quem vem tendo uma excelente atuação à  frente da área  de comunicação da EMASA , é  o jornalista  feirense/ itabunense  Cláudio  Rodrigues. Competente, ético  e Conhecedor da política local, o colega comunicador é  muito  respeitado e querido por todos os seus  colegas de profissão. Ganham a mídia local e a EMASA por ter em seus quadros  um jornalista do porte de Cláudio  Rodrigues.

 O  " SENADO" DO CAFÉ  POMAR  CONVIDA O PREFEITO AUGUSTO CASTRO

 Após  a repercussão que teve no mundo político  de Itabuna a visita que fez ao  " SENADO" do Café  Pomar o ex-prefeito e ex-deputado federal Geraldo Simões  ( PT), oportunidade em que fez uma explanação sobre a problemática da comunidade, o idealizador  e coordenador do movimento, jornalista Paulo Lima, endereçou  convite ao prefeito Augusto Castro  para que o mesmo possa comparecer ao Café  Pomar para uma explanação a respeito da administração pública  e ações  do seu governo no município de Itabuna. No convite, o jornalista deixa ao livre arbítrio  do prefeito o dia e data em que ele possa estar presente no maior espaço democrático  da cidade de Itabuna. O chefe do Executivo será  recepcionado com todo todo respeito e consideração como a maior autoridade d…

 VISITAS  ILUSTRES

 O " SENADO" DO Café  Pomar, atualmente o maior point  da cidade Itabuna tem recebido inúmeras visitas de políticos, empresários intelectuais, professores, estudantes, componentes da economia informal, professores,  músicos, enfim, todos os segmentos da sociedade local, que ali chega, para um cafezinho e troca de idéias  a respeito da vida da cidade.

 Na primeira foto da esquerda para  a direita vemos Lula Viana , Zito Sergal,advogado Rui Corrêa e o jornalista Paulo Lima.                              

 Na segunda foto da esquerda para a direita  Lula Viana , Antônio  Carlos  Saad,jornalista Paulo Lima, advogados Marco Wense é Rommel Vasconcelos.



: Na terceira foto da esquerda para a direita vemos o advogado Marco Wense, Edmilson, presidente do PDT de Itabuna  jornalista  Paulo Lima, empresário  Otoniel Azevedo e Tomás  Jefferson,  Funcionário público  municipal.

Em livro de memórias, Emílio Odebrecht relata tortura psicológica de Moro e blitz da Lava Jato nas celas para forçar delações


JORNAL DAS PRAIAS VIVA 72 ANOS DE IBICARAÍ

https://drive.google.com/file/d/1VS3UHbudMASOvoTt8TItsCdeDwXUmo-S/view?usp=drive_link