quinta-feira, 26 de junho de 2014

Conheça Salvador Bahia


salvador

História

Primeira capital do Brasil, a cidade de São Salvador da Baía de Todos-os-Santos foi erigida no topo de uma colina, como uma cidade-fortaleza, a partir de 1549, com o objetivo de proteger as terras do novo continente da presença de corsários que dela extraíam e traficavam o pau-brasil. A cidade foi projetada em Portugal, erguida em terras altas, como uma fortaleza, entre os pontos onde hoje estão o Pelourinho e a Praça Castro Alves.
Sua história começa em 1° de novembro de 1501, com a chegada do navegador italiano Américo Vespúcio a Baía de Todos os Santos. Nessas terras, mais precisamente no litoral, já viviam os índios tupiniquins, fundamentais na formação do povo brasileiro, juntamente com os africanos e os portugueses.
Andar pelas ruas do Centro Histórico transporta o turista para a história do Brasil. Até 1763, Salvador sediou a capital da Coroa Portuguesa nas Américas. A primeira faculdade de Medicinado Brasil, no Terreiro de Jesus, é um marco de sua história. No bairro da Graça, a igrejinha em terras onde viveu a índia Catarina Paraguaçu, é um marco do início da história do país. A cidade destaca-se historicamente, também, por ter sido o principal porto do Hemisfério Sul até o século XVIII.
A alegria, criatividade, musicalidade, riqueza folclórica e cultural são inerentes ao povo baiano, que tirou da mistura de raças e costumes o seu principal tempero. Salvador é a capital da multiplicidade e, em potencial, o maior destino turístico do país.
Clima
Clima: tropical atlântico
VegetaçãoMata Atlântica
Temperatura média anual: 27ºC
Dados Gerais
Estado que Pertence: Bahia
Data de Fundação: 29 de março de 1549.
Gentílico: soteropolitano
População: 2.676.606 (Censo 2010)
Área (em km²): 706,799
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 3.791
Altitude (em metros): 8 m
Dados econômicos e sociais
Produto Interno Bruto (PIB)*: R$32,2 bilhões (2009)
Renda Per Capita*: R$ 10.948,00 (2009)
Principais Atividades Econômicas: indústria, comércio, serviços e turismo cultural.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,805 (PNUD – 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo

  Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo “Só Pablo Marçal pode salvar a extrema direita cansada e rep...