sábado, 18 de abril de 2009

Maioria das praias de Salvador está própria para banho no final de semana

Segundo o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), apenas a praia da Boca do Rio, em frente ao posto salva-vidas está imprópria para o banho neste final de semana. Já as praias próprias são Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris, São Tomé de Paripe, Periperi, Penha, Bogari, Boa Viagem, Roma, Canta Galo.

O boletim de balneabilidade das praias de Salvador é realizado com base nos resultados de exames bacteriológicos feitos em amostras colhidas durante cinco semanas consecutivas. Outras informações podem ser obtidas através do Disque Meio Ambiente, que atende gratuitamente pelo telefone 08000-71-1400.

domingo, 12 de abril de 2009

Praia em Maraú está entre as dez mais do Brasil


As praias do Espelho, em Porto Seguro e Taipú de Fora, na Península de Maraú são os destaques do Guia Quatro Rodas 2009. Os critérios, segundo os editores da publicação, foram conservação, belezas naturais, localização e limpeza das águas. Também figuram na lista localidades situadas nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro.

Na Praia do Espelho, o guia citou o local como possuidor de paisagem irretocável, com mar azul e mata atlântica bem preservada. Ainda segundo a publicação, a praia tem um desenho em constante transição.

“A fauna, com as tartarugas marinhas que visitam o local constantemente e a formação natural de falésias, assim como a dinâmica do mar fazem com que o lugar renda, a cada dia, uma foto diferente”, diz o texto. Outro aspecto ressaltado é a maré baixa que faz com que os recifes funcionem como borda para uma piscina translúcida.

Em Taipú de Fora, em Maraú, a jornalista Manuela Nogueira pontuou o mar azul-claro, as areias douradas e uma fileira de coqueiros que se estende a perder de vista. “Para apreciar a belíssima paisagem desta praia baiana, é só escolher um dos bares espalhados pela orla, equipados com confortáveis e estilosas espreguiçadeiras. Mas, para conhecer o melhor dela, é preciso fazer mais que isso: o turista deve alugar um snorkel, andar alguns passos até o mar e mergulhar na piscina natural que se forma ali”, disse a repórter.

Ela também destaca a sensação de estar imerso num aquário gigante, integrado à natureza ao contornar os corais. “O fenômeno só acontece duas vezes por mês, quando a maré está baixa. Para não errar a data e perder a viagem, basta aprender o ditado local: lua nova, lua cheia, maré baixa, nove e meia”, brinca.

Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo

  Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo “Só Pablo Marçal pode salvar a extrema direita cansada e rep...