Nos últimos duelos pelas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, as atenções estarão voltadas para dois artistas da bola, o argentino Lionel Messi e o belga Eden Hazard. Em campo, os dois últimos representantes europeus, Bélgica e Suíça, certamente terão trabalho diante de Argentina e Estados Unidos.
Embora tenha vivido uma temporada relativamente sem brilho com o Barcelona, Messi está disposto a deixar a sua marca neste Mundial e a assumir o posto de Diego Maradona no coração dos argentinos. O atacante já anotou quatro gols no torneio, dois deles contra a Nigéria, e foi decisivo nas três vitórias de uma Albiceleste que transmitiu a impressão de ter guardado o seu melhor futebol para a fase de mata-matas. 
Já a Suíça fez uma campanha de altos e baixos no Grupo E, goleando Honduras, passando pelo Equador de virada e sofrendo duros 5 a 2 nas mãos da França. Além disso, os suíços nunca conseguiram ganhar da Argentina (quatro derrotas e dois empates) e certamente precisarão de todo o seu potencial para contrariar os prognósticos.
A promissora seleção belga é outra que vem deixando o seu torcedor preocupado desde a estreia no torneio. Afinal, a Bélgica esperou até os últimos minutos para construir as três vitórias com que se classificou para as oitavas de final. Embora Hazard ainda não tenha balançado as redes no Brasil, é ele quem dita o ritmo da equipe de Marc Wilmots e pode fazer a diferença sozinho a qualquer momento. Em uma chave bem mais disputada, os americanos se classificaram graças ao saldo de gols superior ao de Portugal e vêm jogando com garra, inteligência e determinação, bem ao gosto do técnico Jürgen Klinsmann.
Os jogosArgentina x Suíça, Arena de São Paulo, São Paulo, 13h (hora local)
Bélgica x EUA, Arena Fonte Nova, Salvador, 17h (hora local)
Você sabia?
Messi e a Suíça 
Durante muito tempo, Messi teve recordações amargas da Suíça, país onde fez a sua estreia pela seleção argentina em amistoso contra a Hungria no dia 17 de agosto de 2005. Na ocasião, ele foi expulso por um gesto de nervosismo apenas 47 segundos depois de entrar em campo. Sete anos mais tarde, porém, o craque voltou à cidade de Berna, desta vez para entrentar os suíços, e se redimiu marcando três gols com o uniforme nacional pela primeira vez na carreira. Naquele 29 de fevereiro de 2012, deu Albiceleste por 3 a 1. Desta vez, o ídolo enfrentará o selecionado helvético em campo neutro, mas com forte presença de torcedores argentinos em São Paulo.
Três vezes BélgicaA Bélgica nunca tinha começado tão bem em uma Copa do Mundo: esta é a primeira vez que o país venceu três partidas consecutivas na competição mais importante do futebol internacional.
Cinquenta vezes três 
Com os três gols que marcou contra Honduras, o suíço Xherdan Shaqiri se tornou o 50º jogador a realizar esse feito em Mundiais. Apenas um compatriota dele figura nessa lista: Sepp Hügi em 1954 contra a Áustria.
Série 
Messi marcou pelo menos um gol nos seus três primeiros jogos no Brasil, desempenho que apenas um outro argentino registrou anteriormente: Oreste Corbatta em 1958. 
Boas lembranças
Para a partida contra a Bélgica, o retrospecto não é favorável aos Estados Unidos. O país não venceu nenhum dos últimos oito confrontos que disputou com adversários europeus, acumulando quatro empates e quatro derrotas. O triunfo mais recente aconteceu em 2002 contra Portugal, mas a equipe de Jürgen Klinsmann certamente recorda que os americanos protagonizaram no Brasil uma das maiores zebras da história da Copa do Mundo no dia 29 de junho de 1950, quando derrotaram a Inglaterra por 1 a 0 em Belo Horizonte graças a um gol de Joe Gaetjens.
Jogadores suspensos
Steven Defour (Bélgica)
AmeaçadosMarcos Rojo (Argentina); Johan Djourou (Suíça); Toby Alderweireld, Axel Witsel, Jan Vertonghen e Moussa Dembélé (Bélgica); Omar Gonzalez, Kyle Beckerman e Jermaine Jones (EUA)
Você vai gostar de verSe existe uma questão pendente entre Messi e a Suíça, os suíços também esperam dar uma resposta à Argentina. Afinal, os dois países se encontraram há 48 anos na fase de grupos da Inglaterra 1966 e os sul-americanos venceram por 2 a 0. O FIFA.com relembra os melhores momentos da partida neste vídeo. Às vésperas do confronto entre belgas e americanos, a FIFA conversou com dois experientes jogadores das duas equipes. O goleiroTim Howard, de 35 anos, e o zagueiro Daniel Van Buyten, de 36, falaram sobre a partida e as armas das respectivas seleções.
Nesse dia em...No dia 1º de julho de 2006, Portugal e Inglaterra se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Mundo e a festa foi lusitana em Gelsenkirchen, com a vitória por 3 a 1 nos pênaltis depois de um empate sem gols que persistiu na prorrogação. A partida ficou marcada pela expulsão de Wayne Rooney aos 17 minutos do segundo tempo, o que forçou os ingleses a jogarem por quase uma hora em desvantagem numérica, e pelo desempenho do goleiro português Ricardo, que defendeu três cobranças na decisão por penalidades. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari confirmou-se no papel de carrasco oficial da Inglaterra, a quem eliminou pela terceira vez. Em 2002, a Seleção Brasileira comandada por Felipão venceu por 2 a 1 nas quartas de final do Mundial. Já na Euro 2004, o treinador levou os portugueses às semifinais com outro triunfo nos pênaltis, por 6 a 5, depois de um empate em 2 a 2.
Divirta-se e ganhe prêmios!O Bolão Castrol da Copa do Mundo da FIFA testa todos os seus conhecimentos em matéria de futebol. Cada partida possui cinco perguntas a serem respondidas e os melhores palpiteiros concorrem a prêmios fantásticos!