terça-feira, 20 de junho de 2023

COLUNA WENSE, TERÇA, 20 DE JUNHO DE 2023 - Por Marcos Wence




JERÔNIMO RODRIGUES, MARÃO E A INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

O assunto que vem tomando conta dos meios de comunicação, incluindo aí as redes sociais, diz respeito a uma eventual infidelidade partidária de Mário Alexandre, prefeito da vizinha e irmã cidade de Ilhéus, e do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O chefe do Executivo da "princesinha do sul da Bahia", mais conhecido como Marão, emite claros sinais de que vai apoiar o deputado estadual Fabrício Pancadinha,  pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Solidariedade. 

O atual gestor do cobiçado centro administrativo Firmino Alves, Augusto Castro, legitimamente postulante a um segundo mandato via instituto da reeleição, é do PSD, legenda de Marão. 

Diria que a infidelidade do alcaide de Ilhéus é mais acentuada do que a do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Além de apoiar um prefeiturável que não é do PSD, tem o agravante de ser o candidato de ACM Neto na sucessão de Itabuna.

O governador Jerônimo Rodrigues, ao declarar apoio a Augusto Castro, sabendo que o PT tem um prefeiturável, o ex-prefeito Geraldo Simões, passa a ser infiel a seu partido, mesmo sendo Augusto do PSD, legenda que integra a base aliada governista e do lulopetismo da Boa Terra.

Em decorrência de todo esse pega-pega, o caro e atento leitor faria duas perguntas : 1) O apoio de Marão a Pancadinha tem alguma ligação com o pleito de 2022 ? 2) Marão estaria de olho no apoio de Pancadinha em 2026, quando pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados ? 

No tocante a primeira pergunta, o que se comenta nos bastidores, longe dos holofotes e do povão de Deus, é que o prefeito de Ilhéus acusa o colega de Itabuna de não ter cumprido com o que foi acordado entre ambos em relação a eleição de 2022. Vale ressaltar que essa é a versão dos correligionários de Marão.

Pancadinha, que não tem nada a ver com o Marão versus Augusto, fica na dele, já que o imbróglio é entre dois "cachorros" grandes, como diz a sabedoria popular.

SENADO DO CAFÉ POMAR

Outro assunto que tomou conta das redes sociais, que bombou, como diz os mais jovens, foi a sabatina de ontem no Senado do Café Pomar. O engenheiro civil Chico França, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo PL, mostrou um amplo conhecimento sobre os problemas do município. O Senado vai de vento em popa. Próxima segunda-feira, 3 de julho, será a vez do capitão Azevedo, prefeiturável do PDT. Augusto Castro (PSD) e Fabrício Pancadinha (Solidariedade) já confirmaram a presença. Os senhores "senadores" só estão esperando a confirmação da data por parte do prefeito e do deputado estadual. 

ACM NETO E A SUCESSÃO DE ITABUNA

Até as freiras do convento das Carmelitas sabem que o candidato de ACM Neto a prefeito de Itabuna é Fabrício Pancadinha. O ex-gestor soteropolitano, no entanto, não torna seu apoio público, já que sua legenda, o União Brasil, tem o vice-prefeito Enderson Guinho, presidente do diretório municipal da sigla, como prefeiturável. Em termos de fidelidade partidária, ACM Neto, quando se trata da sucessão de Itabuna, tem um comportamento muito diferente do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo

  Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo “Só Pablo Marçal pode salvar a extrema direita cansada e rep...