Sábado, 21 de agosto de 2021 Quem financia o golpe do dia 7
Descobrimos quem paga a horda de golpistas
Ontem a Polícia Federal amanheceu na porta de uma dezena de bolsonaristas que lideravam um movimento para derrubar ministros do Supremo Tribunal Federal em 7 de setembro. O golpista mais conhecido é o cantor sertanejo e ex-deputado federal Sérgio Reis. Mas quem está por trás do financiamento da sanha golpista? Nós fomos atrás. Seu aliado mais poderoso é Antonio Galvan, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, a Aprosoja.
Nas últimas semanas, monitoramos grupos de Telegram e WhatsApp e conversamos com pessoas que estão organizando a ação. E topamos com um dos grupos mais ricos do país: produtores rurais como Antonio Galvan. O agro é pop, o agro é tech, o agro é tudo. Agora o agro também é golpe.
Galvan chegou a ser cotado para o Ministério da Agricultura do governo de Jair Bolsonaro e apareceu ao lado de Sérgio Reis em um vídeo em que o cantor falava em fazer uma greve para pressionar o Supremo e o Congresso.
A generosidade dos empresários do agro com o governo federal é recíproca, claro. Se por um lado gente como Galvan financia movimentos golpistas, por outro, se beneficia do caos. Nos últimos dois anos, Bolsonaro mandou mais de R$ 121 milhões para associações, sindicatos rurais e cooperativas ligadas ao agronegócio, segundo levantamento que fizemos no Portal da Transparência. Sem licitação, patrocinou mais de uma dúzia de feiras e eventos do setor, como a Agrotec Show Feira Agrotecnológica de Negócios, no Mato Grosso, e a 51ª Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal, no Pará.
A maior parte dos recursos saiu dos Ministérios da Agricultura, Economia e Defesa. Destaque para o Comando do Exército, que sozinho investiu três vezes mais verbas nessas organizações que a Marinha e a Aeronáutica juntas. É o governo militar investindo em grupos que desejam lhe dar o poder absoluto.
Nos últimos dias, o Intercept publicou muitas matérias sobre os planos e esquemas da extrema direita brasileira. Temos investigações rolando e queremos acelerar o andamento delas antes que seja tarde demais. Você pode nos ajudar a publicar muito mais.
Banco Imobiliário Vinicius Konchinski Novo dono dos Correios levará junto 2.500 imóveis em alguns dos bairros mais caros do país – e a estatal nem sabe quanto valem.
A América Latina está pronta para a 3ª dose da vacina? Lucas Berti, Maurício Brum Enquanto boa parte dos países ainda estão longe de ter suas populações vacinadas com duas doses, República Dominicana, Chile e Uruguai dão o pontapé na 3ª dose. Mas será que já deveríamos estar pensando nisso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário