segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

SUELLEN VALIENSE É DESTAQUE EM ESCOLA DE SAMBA PAULISTA



A eterna musa do Esporte Clube Bahia, Suelen Valiese, foi destaque no Carnaval de São Paulo no último sábado (22). A modelo levou toda sua alegria e energia para o Sambódromo do Anhembi e desfilou pela Escola de Samba Colorado do Brás, do Grupo Especial. Além de ex-musa do time baiano, Suellen é Digital influencer e empresária.
A escola se apresentou às 23h, com aposta no samba-enredo “Que rei sou eu?”. A baiana abrilhantou a Avenida com uma fantasia bastante colorida e charmosa e dedicou a passagem pelo sambódromo à sua família. “Estou extremamente feliz. Esse momento é muito importante pra mim. Quero agradecer a Deus pela oportunidade e à minha família, que sempre me apoiou em todas as conquistas. Representei a minha cidade e o meu estado com todo amor”, salientou.
Ela prometeu mais novidades para o pós-Carnaval e agradeceu também aos fãs que acompanham o seu trabalho.

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Olodum estreia no Carnaval com uma mulher na regência da banda


     Fotos: Rosilda Cruz/Bahiatursa
Como manda a tradição, o Olodum deu início ao Carnaval do bloco na tarde desta sexta-feira (21), com a saída oficial de sua sede, no Pelourinho. Baianos e turistas se aglomeraram em frente à Casa do Olodum para conferir a última apresentação da banda antes do desfile do bloco no circuito do Campo Grande hoje à noite. Um dos blocos afro apoiados pelo edital Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Olodum recebeu também em sua sede o governador Rui Costa e a secretária de Cultura Arany Santana.

Este ano, o bloco faz uma homenagem às mulheres com o tema “Mãe, Mulher, Maria: Uma História das Mulheres” e teve, pela primeira vez em 40 anos de história do bloco, uma mulher regendo os 120 percussionistas da banda. Na tarde desta sexta, a maestrina Andréia Silva Reis, de 44 anos, foi quem conduziu a banda que tomou toda a rua em frente à Casa do Olodum, enquanto os três vocalistas cantavam lá de cima das sacadas do antigo casarão. Descoberta aos 12 anos de idade, quando tocava numa banda de latas com amigos, Andréia foi a primeira mulher a ingressar na Escola do Olodum e é uma das 20 percussionistas mulheres da banda.

“Apesar de todos os avanços e conquistas, as mulheres estão passando por um momento crítico, então, nada melhor que no Carnaval, nessa festa popular, trazer a mulher como tema não só para homenagear, mas também para mostrar a responsabilidade do Olodum”, ressaltou Rita Castro, coordenadora de Eventos do bloco e integrante do Conselho Consultivo do Olodum.

O tema também faz referência à canção “A Ver Navios”, dos compositores Valmir Brito e Roque Carvalho, lançada no álbum A Música do Olodum (1992), e regravada no EP 40 anos, lançado pela banda no ano passado. “Mãe, Mulher, Maria, Olodum, amamentando o dia”, diz o refrão da canção que fala sobre opressão e resistência.

Professora do Instituto Federal da Bahia, Joelma Santos é fã do Olodum e se emocionou ao ver uma mulher à frente da banda pela primeira vez. “Eu e meus irmãos praticamente nascemos no Olodum, vivemos o bloco desde crianças, e o Olodum ainda não tinha homenageado essas mulheres do cotidiano que tanto sofrem com a discriminação na sociedade”, destacou a foliã.

Carnaval Ouro Negro

O Governo do Estado segue fortalecendo o carnaval dos blocos de matrizes africanas através do edital Carnaval Ouro Negro, que completa 13 anos estimulando a participação de agremiações oriundas das diversas comunidades de Salvador, que tem na folia o ápice para as diversas atividades sociais que são desenvolvidas ao longo do ano. Indumentárias, toques percussivos, danças, performances e cantos fazem parte dos espetáculos, que trazem em si a força da ancestralidade e da tradição. 49 blocos, das categorias afro, afoxé, samba e reggae desfilam este ano com o apoio.

Carnaval da Cultura

Fundamentado nas matrizes que construíram a nossa história, expressadas através das danças e musicalidade dos blocos afro e dos afoxés, na alegria e no gingado do samba, na força e balanço do reggae, que integram o Carnaval Ouro Negro em 2020. Com a diversidade de gerações e de ritmos que ocupam os palcos do Carnaval do Pelô, e que ainda toma conta das ruas mantendo a tradição que une os foliões no Centro Histórico. Por meio destes projetos de grande participação comunitária e popular, o Carnaval da Cultura, que integra o Carnaval da Bahia, do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, dá continuidade às políticas de preservação e democratização na maior folia do mundo, que segue colorida, diversa e com o espírito folião que contagia todo baiano.

Luiz Caldas, Jau e Fitdance desfilam neste sábado na Barra


A festa continua para o folião pipoca no circuito Dodô (Barra), neste sábado (22). Os cantores Luiz Caldas, Jau e Amanda Santiago integram a programação de hoje do Carnaval da Bahia, promovido pelo Governo do Estado.

Também se apresentam sem cordas na Barra os grupos Afrocidade, Nata do Samba, Fitdance, além do Aya Bass, que reúne as cantoras Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França. As três serão atração do Trio Respeita As Mina, iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), como parte da campanha na luta contra o machismo e pela igualdade de gênero.

No Circuito Osmar, no Campo Grande, o cantor Rosy Banda comanda a festa da pipoca. Já no largo do Pelourinho, se apresenta a Orquestra Rumpilezz, entre outras atrações. Outros espaços do Pelourinho também oferecem uma programação animada e diversificada para ninguém ficar parado.

Bahia recebe mais de 400 voos extras no período de Carnaval


As empresas aéreas se mobilizam para atender a demanda turística para o Carnaval na Bahia e disponibilizam voos extras principalmente para Salvador e Porto Seguro, cidades baianas onde a festa tem mais tradição. Somando-se as frequências para estes dois destinos, e também para cidades como Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, serão mais de 400 adicionais no período.

Para Salvador, 189 voos extras estão em operação desde a última segunda-feira (17), até 1º de março, um aumento de 4% em relação a 2019. O dia de maior movimento no aeroporto da capital baiana é este sábado de Carnaval (22). Há reforço nos voos regulares de Belo Horizonte, Brasília, Campinas-Viracopos, Goiânia, Porto Seguro, Rio de Janeiro-Galeão, São Paulo-Congonhas, São Paulo-Guarulhos, Vitória e Vitória da Conquista. Há também frequências sazonais de Cuiabá e Porto Alegre.

Já para o aeroporto de Porto Seguro as estimativas são de 206 aeronaves, em operações extras, fretamentos e charters, pousando de sexta-feira (21) até o dia 28 de fevereiro, segundo a supervisora da administradora Sinart, Elainy Caires.

Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, a boa oferta de voos extras no Carnaval é consequência, além do período festivo, dos esforços para aumentar a malha aérea da Bahia. “Negociamos incansavelmente com as companhias, com políticas como a redução pelo Governo do Estado da alíquota mínima do ICMS sobre o querosene de aviação, e o resultado é este que está aí, uma oferta substancial de voos para aqueles que escolheram os destinos baianos para passar o Carnaval”, afirma.

Companhias

A Gol oferece, em Salvador e Porto Seguro, entre 20 de fevereiro e 2 de março, 24 novos voos saindo de Belo Horizonte, além de 50 operações a mais que as regulares conectando São Paulo com a capital baiana. Além disso, novas rotas exclusivas para esse período chegam para interligar o Sul e o Sudeste ao Nordeste: de Porto Alegre para Salvador e de Campinas para Salvador.

“Com isso, fortalecemos e estimulamos o turismo interno, favorecendo os clientes locais e estrangeiros que aproveitam as nossas riquezas naturais e culturais nessa época do ano”, diz Rafael Araújo, diretor de planejamento de malha aérea da Gol Linhas Aéreas.

A Azul tem 68 voos chegando nas cidades de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Há frequências sazonais conectando Salvador a Campinas, Guarulhos, Belo Horizonte, Cuiabá, Vitória, Porto Seguro, Brasília e Vitória da Conquista.

Já para Porto Seguro foram disponibilizados pela companhia adicionais de Montes Claros (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), São José do Rio Preto (SP), Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia e Rio de Janeiro (Santos Dumont).

Para Ilhéus são nove voos extras de chegada, entre os dias 21 e 26, segundo Gessiane Santana, da Socicam/Ilhéus. Em Vitória da Conquista, são 10 voos extras da Azul operando em todo o mês de fevereiro, de acordo com o gerente de Unidade Aeroportuária da Socicam/Conquista, Ricardo Alves.

A Latam disponibiliza para a Bahia 30 novos voos no período. Entre eles estão quatro frequências na rota São Paulo/Guarulhos – Salvador; oito, no trecho Brasília – Salvador;  dois, de São Paulo/Congonhas para Salvador; quatro, de São Paulo/Congonhas para Porto Seguro, e dois São Paulo/Guarulhos – Porto Seguro.

EXPRESSO 2222


EXPRESSO 2222


Um lugar onde milhões de pessoas de todas as cores, credos, nacionalidades e classes sociais se misturam na rua. Todas dançando atrás de um caminhão de som chamado trio elétrico. Fonte inesgotável de cantores que se apresentam cerca de oito horas seguidas por dia. Os mais variados ritmos. Artistas, políticos, empresários, jornalistas e celebridades marcam presença. Todos são bem-vindos. Muita, muita energia e alegria. Como explicar a maior festa popular do mundo? É melhor vir e ver o Carnaval de Salvador.
Ninguém melhor que o consagrado cantor e compositor baiano Gilberto Gil para mostrar. Sempre inquieto e inovador, viu a necessidade em 1999 de reunir a família, amigos e convidados para assistirem aos dias de folia, num lugar seguro e confortável. Ele e sua mulher, a empresária Flora Gil, não sabiam que estavam criando o mais disputado espaço da cidade e colaborando para levar a festa a todos os cantos do mundo. Começava a era dos camarotes nos circuitos do Carnaval. Como não poderia deixar de ser, da música do artista saiu o nome: Expresso 2222.
Desde a primeira versão, que homenageou o bloco preferido de Gil, Filhos de Gandhy, o Camarote Expresso 2222 nunca descuidou do aspecto cultural e intelectual da folia. Começou no tradicional Edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra, onde montou uma atmosfera de paz e celebração. E essa fórmula se consolidou ao longo do tempo, mesmo em outros endereços do Circuito Barra-Ondina, escolhendo sempre temas de relevância nacional – dos 500 anos do Brasil e 50 do trio até o Samba (veja a linha do tempo). Fez importantes e fiéis parceiros como Bradesco e Coca-Cola investirem na cidade neste período de grande atenção midiática para expor a sua marca e fazer relacionamento com um seleto grupo de convidados. A família Gil e seus parceiros recepcionam em torno de 800/1000 foliões por noite.
Há 22 anos, o Camarote Expresso 2222 recebe nomes como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Caetano Veloso, responsáveis por projetar a arte baiana seja na Tropicália, seja na explosão do Axé Music durante meados dos anos 80. Mas, durante sua trajetória, difícil achar uma personalidade nacional – da televisão, do cinema, do teatro, da moda, da comunicação, da política, do esporte e da música que não tenha passado por lá. De Ronaldo Fenômeno a Carolina Dieckmann, de Lulu Santos a Luiza Brunet entre muitos outros. E do exterior já atraiu famosos como Bono Vox e a banda U2, Naomi Campbell, Quincy Jones, a Rainha Sílvia da Suécia, Romero Britto, o arcebispo Desmond Tutu, Ziggy Marley, entre outros.
Para receber ilustres e convidados, aposta sempre numa super estrutura e no conforto. Chefs de peso assinam o farto menu, muitos brindes são distribuídos, as bebidas são selecionadas e servidas em abundância. E, a cada ano, se consolida no pioneirismo de lançar moda no circuito Barra-Ondina. Foi o Expresso o primeiro a ter: salão de beleza, maquiagem, massagem, discoteca, DJs, Escola de Samba, conceitos de sustentabilidade (com a aposta na reciclagem e na diminuição de impactos ambientais na sua concepção e produção) e novas tecnologias – Google, YouTube, Facebook e Instagram desde seus primórdios fazem parceria com o Camarote para a cobertura e transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador.
Um dos pontos altos entre as novidades apresentadas pelo Camarote Expresso 2222 foi a música ao vivo dentro do espaço, que acabou se transformando na agora já desejada Varanda Elétrica. Todo ano vários artistas se apresentam para o público interno e também para os foliões que passam pela avenida, a famosa “Pipoca”.
Momentos memoráveis e inesquecíveis são protagonizados por Gilberto Gil, que interage com os cantores que desfilam na rua e sempre param para reverenciá-lo. Como bom maestro da folia momesca, ele ainda hoje se divide entre algumas participações em trios, desfiles e o camarote e provou ser o melhor anfitrião do Carnaval da Bahia.
Esse ano de 2020, o Camarote Expresso 2222 vai comemorar seus 22 anos e também o aniversário de 22 anos do Cortejo Afro, Entidade Cultural da Comunidade de Pirajá, criada pelo artista plástico e designer Alberto Pitta, considerado um dos mais criativos da Bahia.
Teremos, então a fantasia onde a soma de 22 + 22 vai ser igual a = 2222.
Um ano – 2020 – onde o Camarote Expresso 2222 também vai ter alegria e diversão em dobro. Prepare-se para a Folia!!

CARNAVALO AO VIVO


JORNAL DAS PRAIAS VIVA 72 ANOS DE IBICARAÍ

https://drive.google.com/file/d/1VS3UHbudMASOvoTt8TItsCdeDwXUmo-S/view?usp=drive_link