Em 1977 fui contratado pela Ceplac para trabalhar em Ibicaraí, pertinho de Valter Nascimento, que trabalhava na Ceplac, em Floresta Azul. Estudamos na Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, atual UESC. Valter sempre foi um grande companheiro de lutas. Travamos, junto com a Sociedade dos Técnicos Agrícolas do Cacau, Associação dos Técnicos Agrícolas da Bahia e o Conselho das Entidades da Ceplac, memoráveis lutas, ainda no período da ditadura militar.
Valter Alves Nascimento foi um guerreiro na luta por democracia e pela valorização profissional, e contribuiu para a construção do PT em Itabuna. Tempos depois foi para UESC, na função de Professor de Economia. Mas, como não poderia deixar de ser, exerceu o ofício de professor também com o olhar solidário e sempre ao lado do povo. Levou sua paixão para a Academia, e desenvolveu aqui o que seria o embrião a Economia Solidaria na região. Foi um dos criadores, também, da Coopec, à época uma cooperativa de crédito dos servidores da Ceplac e teve estreitas ligações com os movimentos populares do campo.
Valter contribuiu muito com minha gestão em Itabuna, na implantação da Gestão Plena da Saúde, quando começamos do zero montar sua estrutura financeiro-administrativa. Ele também foi responsável pela implantação do Banco do Povo, instituição vitoriosa com milhares de atendimentos ao microempreendedor e pequenos negócios em nossa cidade. Um grande homem, que fará falta a Itabuna e à região. Vá em paz, amigo!
Geraldo Simões
Nenhum comentário:
Postar um comentário