domingo, 11 de junho de 2023

Cantor baiano funda associação na França e promove 1ª Festa para Yemanjá, em Paris

 O cantor baiano Tom Dantas, residente em Paris há 17 anos, vai agitar ainda mais a cultura da capital francesa. Ele acaba de fundar a Associação Odoyá Paris e será o realizador da 1ª Festa de Yemanjá por lá. O evento será realizado no dia 11 de junho, às margens do Rio Sena, aberto ao público, seguindo tradições das religiões de matriz africana.




"No dia 2 de fevereiro deste ano, comprei flores e levei até o Rio Sena, já que aqui não tem mar, para saudar a rainha do mar. Prometi que era um com a força de um milhão, e que nas próximas datas reuniria mais pessoas. Decidi criar a Associação Odoyá Paris, que pretende divulgar e enaltecer a cultura afro-brasileira na França, mostrando a nossa musicalidade, dança, culinária, ancestralidade e religiosidade", disse.

A celebração iniciará pela manhã, com uma cerimônia religiosa às margens do Rio Sena e finaliza à tarde com feijoada e música no Mineirinho Bar, tendo como atração musical o próprio anfitrião. Para o cortejo, os participantes devem vestir branco e azul, as cores do orixá homenageado, e levar presentes biodegradáveis para lançar ao rio como oferenda.

Ainda segundo Tom Dantas, a ideia da associação é promover palestras sobre a cultura afro-brasileira, ministrar aulas de português para filhos de brasileiros e franceses, aulas de capoeira e culinária baiana. Os esforços do cantor somam-se aos de Robertinho Chaves, que promove a Lavage de La Madeleine, em alusão à Festa do Bonfim, e também aos da família de Simone Barreto, que promove a Festa de Yemanjá na cidade de Nice, no Sul da França.

Serviço:
Festa de Yemanjá em Paris
Quando: 11 de junho de 2023
Onde: Les Nautes, Margens do Rio Sena, Paris - França
Atração: Tom Dantas da Bahia
Valor: Aberto ao público
Realização: Associação Odoyá Paris


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Divulgação/Tom Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo

  Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo “Só Pablo Marçal pode salvar a extrema direita cansada e rep...