Na terceira edição do Olio Nuovo Days Competition, em Paris, na França, o azeite de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, conquistou medalha de ouro. O 'Bests of the Southern Hemisphere' reuniu participantes de três continentes: América, África e Oceania.
Produzido com azeitonas plantadas no Nordeste do Brasil, o azeite da cidade chapadeira teve a primeira extração realizada no último mês de fevereiro, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé, no sul de Minas.
Logo, para a produção dos 280 litros de azeite, foi necessária uma viagem de cerca de 20 horas em caminhão frigorífico, entre o munícipio baiano de Rio de Contas e o sul de Minas Gerais.
O esforço visou garantir a integridade e as características das azeitonas da variedade Arbequina, evitando a oxidação e a fermentação, visto que quando elas ficam armazenadas em temperaturas entre 4°C e 6°C, os efeitos poderão impactar na qualidade do produto final.
Segundo o empresário Christophe Chinchilla, o cultivo de oliveiras na região da Chapada Diamantina começou há 15 anos por iniciativa de seu pai.
* Com informações da Agência Minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário