quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

FICC REÚNE ENTIDADES PARA DISCUTIR CARNAVAL

 DSC0001
O presidente da FICC, Daniel Leão, estabelece diálogo com blocos tradicionais e entusiastas da Lavagem do Beco do Fuxico. -  Foto: Eric Souza.
A menos de trinta dias para o início do Carnaval Antecipado, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania agiliza os trabalhos e mantém contatos com possíveis parceiros interessados em patrocinar o evento. Além da reunião com órgãos de segurança, a FICC faz ainda nessa semana uma reunião com representantes de blocos que irão participar da Lavagem do Beco do Fuxico.
Blocos tradicionais como o Maria Rosa, Casados I...Responsáveis e Mendigos de Gravata,  além de grupos afros já estão sendo convidados para discutirem e traçarem estratégias visando um maior entrosamento durante a realização da festa. Nessa reunião que acontece nesta quinta-feira (12) na sede da FICC às 9 horas, estarão presentes o presidente da fundação, Daniel Leão e o coordenador do carnaval, Jorge Vasconcelos.
O carnaval, embora com o circuito reduzido e contando com a participação exclusiva de bandas locais, seguindo orientação do prefeito Fernando Gomes, será realizado nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Ressalte-se que, apesar de reduzido, o circuito contará com toda a infraestrutura de segurança, de saúde e de serviços gerais além da participação de comerciantes e vendedores ambulantes que serão cadastrados nos próximos dias. A expectativa da comissão organizadora é de que a festa movimente a economia local e tenha um público médio de 80 mil pessoas por dia. 

ENCANTARTE TEM NOVIDADES PARA O CARNAVAL DE 2017


TEXTO: Eric Souza (ericthadeu@hotmail.com) - FOTOS: Eric Souza (ASCOM FICC) e Jackson Santos (ASCOM Encantarte).
WhatsApp Image 2017 01 05 at 15.26.20
Da esquerda para a direita, Denize Tavares, Egnaldo França, Jaqueline Paula, Eric Thadeu e Marluce Del Pomo. - Foto: Jackson Santos. 
O Projeto Encantarte realizou, nesta quarta-feira (4), na sede da Escola Municipal Margarida Pereira, no bairro Maria Pinheiro a primeira reunião de planejamento para as atividades culturais que estão sendo elaboradas para a 38ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico. Este ano, a festa acontecerá no dia 10 de fevereiro, dando o pontapé inicial para o Carnaval Antecipado de Itabuna, confirmado pelo prefeito Fernando Gomes nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.
Representando o diretor presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, as professoras Denise Tavares, Marluce Del Pomo e o servidor público Eric Thadeu Nascimento Souza estiveram na reunião e fizeram sugestões para as propostas que foram lançadas.
Para a coordenadora do Projeto Encantarte, Jaqueline Paula dos Santos, “2017 é muito especial para o bloco afro, que trará consigo um tema muito bonito e muito apropriado para a cultura grapiúna”. A coordenadora adiantou algumas novidades, entre elas parcerias com blocos afros de Ibirapitanga e de Ilhéus, que desfilarão como convidados especiais; eleição da Rainha Negra; venda de abadás para o público em geral; e a participação do Coletivo das Entidades Negras de Itabuna, com uma ala dentro do bloco. No próximo dia 26, o bloco estará fazendo o lançamento oficial do tema no Espaço Mário Gusmão (anexo da FICC) às 18 horas.
HISTÓRIA
 DSC0045
Egnaldo França apresenta as primeiras ideias sobre o que pretende levar para as ruas de Itabuna durante o Carnaval. - Foto: Eric Souza.
O Bloco Afro Encantarte foi criado a partir do projeto homônimo que assiste a crianças e jovens dos bairros Maria Pinheiro, São Pedro e Pedro Jerônimo, em Itabuna. Seu principal articulador é o professor de História Egnaldo Ferreira França. O projeto oferece oficinas rítmicas, de dança afro e de percussão, além de  promover orientações sobre proteção juvenil, cuidados com a saúde e de cidadania, a exemplo do curso pré-universitário “Pré-Afro”, com aulas que acontecem na Escola Estadual Félix Mendonça, no bairro Sarinha. Criado em 2001, o bloco nunca deixou de participar de nenhuma das edições do Carnaval Antecipado de Itabuna e passou a integrar a Associação de Blocos e Produtores Culturais de Itabuna (ABPCI), que participa da Lavagem do Beco do Fuxico. A coordenação do bloco escolhe sempre um tema específico que chama a atenção através de letras de músicas, figurinos, faixas e cartazes. A previsão é de que o bloco saia este ano com 250 integrantes.

PREFEITURA E AUTORIDADES POLICIAIS DISCUTEM SEGURANÇA DO CARNAVAL


 DSC0032
Prefeito Fernando Gomes discute esquema de segurança para o Carnaval de Itabuna. - Foto: Eric Souza (ASCOM FICC).
O prefeito Fernando Gomes e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, receberam na manhã de quarta-feira (4), janeiro no Centro Administrativo Firmino Alves, autoridades policiais de diversos segmentos - 15º BPM, 7ª Coorpin, PRF, Policia Civil, Bombeiros, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e ainda do Samu - para discutir a segurança do Carnaval Antecipado que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.
A reunião ainda contou com a presença do presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, Jorge Vasconcelos; e da secretária de Governo, Maria Alice. Na oportunidade, o prefeito Fernando Gomes fez questão de frisar que a segurança dos foliões será fator primordial e para isso, contará com a parceria das autoridades policiais competentes.
“Nada mais oportuno do que nesta primeira semana de trabalho convocarmos as autoridades policiais para já começarmos a definir detalhes da segurança do evento”, salientou o prefeito frisando que a festa será da família itabunense. Na sexta-feira (10/02), terá início com a Lavagem do Beco do Fuxico, por volta das 17 horas, e será encerrada a uma hora da manhã. No sábado (11/02) começará às 20 horas e o encerramento será às 1h30min. No último dia do Carnaval (12/02) o início também será às 20h e o encerramento meia-noite.
A iniciativa foi bastante elogiada pelas autoridades policiais presentes, entre eles, o comandante do 15º BPM, tenente-coronel PM Daniel Riccio; o subcomandante do 4º GBM, Major PM Manfredo Santana; e o coordenador da 7ª Coorpin, Delegado André Aragão. Sobre a retomada do Carnaval Antecipado, o presidente da FICC, Daniel Leão, destacou que esta era uma antiga reivindicação dos itabunenses, que trará não somente diversão, mas também ajudará a movimentar a economia local.
“Não mediremos esforços para que seja uma grande festa e principalmente com muita segurança e tranquilidade para a família itabunense”, garantiu Leão. O presidente da Comissão Organizadora do evento, Jorge Vasconcelos, complementou informando que serão contratadas somente bandas regionais, como forma de valorizar os artistas da terra e reduzir os custos.
ANTECIPADO
O Carnaval Antecipado de Itabuna teve a sua primeira edição no governo de Fernando Gomes no ano de 1982, tornou-se tradição na cidade, mas havia sido suspenso nas últimas administrações. Neste começo de governo, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, Fernando cumpre uma de suas promessas de campanha ao retomar o Carnaval Antecipado de Itabuna.
Logo após a discussão com representantes de órgãos de segurança, o prefeito reuniu secretários de algumas pastas para convoca-los a se integrarem à equipe da FICC e colaborarem de forma mais ampla e abrangente com o carnaval. Foram abordados aspectos relacionados com iluminação, limpeza pública, vigilância sanitária, posto médico, fiscalização, localização e ordenamento de barracas para comercialização de comidas e bebidas ao longo do circuito. 
Segundo Fernando “é necessário a colaboração de todas as divisões da Prefeitura, porque quero uma equipe unida, integrada e esforçada para que possamos oferecer um carnaval embora modesto animado e organizado”.
Estiveram presentes além do presidente da FICC, Daniel Leão e do presidente da comissão do carnaval, Jorge Vasconcelos, os secretários Victor Lavinsky (Saúde); Sandra Neilma (Assistência Social); Sergio Gomes (Settran); Maria Alice Araújo (Governo); Francisco França (Infraestrutura); John Nascimento (Indústria e Comércio); e  Administração, Dinailson Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo

  Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo “Só Pablo Marçal pode salvar a extrema direita cansada e rep...