sexta-feira, 18 de julho de 2014

TECNOLOGIA

Encontro em Florianópolis discute utilização do biogás em Santa Catarina

Realizada nesta sexta-feira (18) uma reunião técnica sobre biogás para geração de energias em Santa Catarina. A reunião discutiu os possíveis incentivos ao segmento do biogás, em relação à qualidade ambiental e à legislação para favorecer o crescimento desse mercado.

Encontro em Florianópolis discute utilização do biogás em Santa Catarina











O encontro entre empresários e representantes de entidades estaduais foi organizado por Iara Dreger, coordenadora de projetos para energias renováveis da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A demanda de gás e eletricidade no estado aumentou, e não existem possibilidades reais de crescimento dessa oferta nos próximos anos.
De acordo com o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, é importante “definir direção e metas para a geração de energias (biometano e eletricidade), a partir do biogás de aterros sanitários, de resíduos da produção animal em confinamento e outras biomassas”.
Três empresas pioneiras no ramo do biogás em Santa Catarina apresentaram seus projetos: Eletricidade de biogás de aterro sanitário; Biometano de biogás de resíduos animais; e Biofermentador/biofermentação úmida com tecnologia de ponta para resíduos de animais em confinamento. Elas construíram as primeiras unidades do estado para produção eficiente e industrial, em Itajaí e Pomerode.

O diretor da empresa de Pomerode Archea do Brasil, Ercio Kriek, que esteve no encontro, diz que a reunião com o setor público é positiva para juntar conhecimentos e vencer as dificuldades de implantação do biogás no estado. Entre elas, o diretor cita a falta de políticas governamentais, a burocracia e a falta de regulamentação no setor.

O evento foi restrito a autoridades representantes da FAPESC, CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina), AGESC (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), FATMA (Fundação do Meio Ambiente), SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável) e SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), e para os empresários que fizeram apresentações técnicas sobre o tema.
Será realizado no dia 30 de julho um seminário com pesquisadores de universidades, para discutir rumos de financiamento de pesquisa do biogás.
Jéssica Trombini - FAPESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL DAS PRAIAS VIVA 72 ANOS DE IBICARAÍ

https://drive.google.com/file/d/1VS3UHbudMASOvoTt8TItsCdeDwXUmo-S/view?usp=drive_link