terça-feira, 29 de julho de 2014

Bahiatursa apoia o XVII Encontro Internacional de Capoeira Angola

capoeira-no-forte-foto-rita-barreto.-070.jpg

A Bahia vai sediar o XVII Encontro Internacional de Capoeira Angola, que acontece de 28 de julho a 1° de agosto. O evento, que é realizado pela Fundação Internacional de Capoeira Angola (Fica-Bahia) e conta com o apoio da Bahiatursa, promove o encontro entre capoeiristas de diversas nacionalidades, para a troca de conhecimentos e saberes, com base na tradicional cultura afro-brasileira. A abertura do evento acontece na cidade de Salvador, nesta quinta (28), no Espaço Cultural Barroquinha, a partir das 18h30.  O encontro tem continuidade na cidade de Cachoeira, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), nos demais dias.
Com o tema “Capoeira Angola: 17 anos de História”, o evento visa estimular a reflexão e valorização dos costumes e contextos históricos que são agregados a essa manifestação cultural. Realizado pela quarta vez no Estado, o encontro promete reunir durante cinco dias cerca de 200 pessoas, dentre elas capoeiristas, historiadores, pesquisadores e admiradores da arte/luta. A programação prevê atividades como oficinas e rodas de Capoeira Angola, palestras e debates, além de visita aos quilombos da região do Iguape.
Para ministrar as oficinas e palestras foram convidados representantes da Fica de Salvador, de outras cidades brasileiras e também do exterior, como os mestres Valmir e Cobra Mansa (BA), Jurandir (BH), os contramestres Rogério (RJ), Silvinho (Seattle) e a Treinel Gegê (BA).  O evento contará ainda com a presença dos mestres Felipe, de Santo Amaro, e Virgílio, de Ilhéus, além de cerca de dez representantes de diversos países.
Criada em 1991, a Fica tem como objetivo a preservação cultural da Capoeira Angola. E para intercalar os aspectos históricos desse legado em todos os cantos, a fundação conta com diversas sedes espalhadas por cidades brasileiras, a exemplo de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Goiânia (GO), e também no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo

  Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo “Só Pablo Marçal pode salvar a extrema direita cansada e rep...