Moro, a Transpetro já tem dez navios no mar. Chora, Moro, chora ! – PHA
- COMPARTILHE
- VOTE
- IMPRIMIR
Saiu no Blog do Renato Rabelo:
“DIREITA EMPREENDE OFENSIVA INSOLENTE CONTRA O BRASIL”, AFIRMA HAROLDO
“Direita empreende ofensiva insolente contra o Brasil”, dispara o ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima em entrevista à Rádio Vermelho, ao avaliar a conjuntura política e o papel dos comunistas na luta política.
Joanne Mota, da Rádio Vermelho
Haroldo Lima, que também é mesmo do Comitê Central do PCdoB, destacou que “de uma hora para outra, a Petrobras, que é uma das maiores empresas de petróleo do mundo, se transformou, aos olhos da chamada mídia burguesa e da direita conservadora, em uma empresa problema. O que é uma redonda mentira defendida por estes setores”.
O ex-presidente da ANP explica que o fundamento básico de uma petroleira é a reserva de petróleo que ele soma e nesse quisito a Petrobras está entre as principais no mundo, o que sobra são ataques infundados da oposição que quer vender o maior patrimônio do Brasil.
Ao final da entrevista, Haroldo Lima convocou todos os movimentos sociais organozados a reorçar a defesa da maior estatal brasileira. “Só com unidade e mobilização venceremos a sanha golpista em curso”.
Ouça íntegra na Rádio Vermelho…
Em tempo: o Conversa Afiada reproduz notícia do site da Petrobras:
TRANSPETRO ALCANÇA MARCA DE 10 NOVOS NAVIOS EM OPERAÇÃO
O navio Anita Garibaldi partiu nesta quarta-feira (3/6) do estaleiro Eisa Petro-Um, em Niterói (RJ), para a sua viagem inaugural. O petroleiro é a décima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) a entrar em operação. Após deixar o estaleiro, o navio seguiu para o Terminal da Ilha d’Água, na Baía de Guanabara, onde fará a sua primeira operação de carregamento.
Atualmente, há 14 navios do programa em diferentes fases de edificação, dos quais sete se encontram no estágio de acabamentos. Até o fim deste ano, quatro deles deverão nos ser entregues. O número crescente de embarcações modernas possibilita uma sensível melhora da eficiência logística para o escoamento da nossa produção.
Além disso, o aumento da frota amplia a presença de navios de bandeira brasileira no transporte e na comercialização de petróleo e derivados no Brasil e no exterior. Assim, a necessidade de utilização de embarcações estrangeiras diminui e cresce o emprego da mão de obra nacional na construção e na operação dos navios.
Primeiro panamax
O Anita Garibaldi é o primeiro de uma série de quatro panamax que homenageiam mulheres importantes na história do Brasil – dos outros três em construção, dois já foram batizados: Irmã Dulce e Zélia Gattai. Com 228 metros de comprimento e capacidade para 650 mil barris, o petroleiro será responsável pelo transporte de óleo cru e produtos claros e escuros.
Outros nove navios do Promef estão em operação. São eles: os suezmax André Rebouças (que partiu em viagem inaugural no mês passado), Henrique Dias, Dragão do Mar, Zumbi dos Palmares e João Cândido; e os navios de produtos José Alencar, Rômulo Almeida, Sérgio Buarque de Holanda e Celso Furtado.
Ficha técnica dos navios panamax
Porte bruto: 72.900 Toneladas de Porte Bruto (TPB)
Comprimento total: 228 m
Boca: 40 m
Calado:12 m
Altura: 48,3 m
Velocidade: 15 nós
Transporta: petróleo e produtos claros e escuros
Capacidade para transportar 90,2 milhões de litros
Característica: navio “shallow draft” (calado reduzido)
A homenageada
Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Santa Catarina, em 1821. Aos 18 anos, conhece o italiano Giuseppe Garibaldi, à época com 32, durante a Revolução Farroupilha, e decide segui-lo.
A partir dali, participou de diversas batalhas, combatendo ao lado de Giuseppe, com quem se casou e teve quatro filhos. Recebeu o título de “Heroína de dois mundos”, por ter participado de batalhas no Brasil e na Itália. Morreu aos 27 anos, na cidade italiana de Ravena.
Fonte;http://www.conversaafiada.com.br/economia/2015/06/05/haroldo-defende-a-petrobras-da-sanha-pigal/