segunda-feira, 2 de novembro de 2020

CLUBE DO TURISMO

 

                    Karina Lins, Agente de Viagens Franqueada na empresa 
Clube Turismo

Queridos amigos! Sei que alguns de vocês já devem estar sabendo do meu mais novo projeto: a franquia da Clube Turismo na modalidade Home Office @clubturismokarinalins.

Muitos não sabem, mas antes de ingressar no jornalismo eu já havia vivido algumas experiências na área de turismo, onde atuei em hotéis, (setor de compras & bebidas, eventos e recepção), estágios na central de reservas, da extinta VASP e na Hamburg Süd, uma das mais importantes empresas de navegação da Europa( setor de logística) em Recife. No Rio de Janeiro, trabalhei na Vip Club Service, uma empresa de turismo receptivo que funcionava dentro do Galeão e, posteriormente, no Centro deTurismo, Hotelaria e Gastronomia do Senac Rio.
Me tornei jornalista, onde continuo atuando paralelamente com a franquia Clube Turismo, segunda maior rede de agências de viagens do Brasil.
Convido vocês a curtirem e seguirem os perfis da clubeturismokarinalins no Facebook e Instagram, onde estarei postando as melhores ofertas de viagens para vocês, além de matérias interessantes sobre os melhores destinos do Brasil e do mundo.
Agora vc pode realizar a viagem dos seus sonhos através de um atendimento personalizado! Faça já o seu orçamento através do email karinalins.home@clubeturismo.com.br


WhatsApp 73 98849-0252
Acesse a homepage https://www.clubeturismo.com.br/karina-lins-itabunaba/ e confira nossos pacotes de viagens!
Instagran: @clubeturismokarinalins
Facebook: clubeturismokarinalins

Cristina Serra jornalista & escritora.

 


Cinco anos de lama e impunidade

Cinco anos depois do maior desastre socioambiental do Brasil – o colapso da barragem de Fundão, em Mariana (MG) – os atingidos vivem uma tragédia judicial. Até hoje, ninguém foi responsabilizado criminalmente pela hemorragia de lama e de descaso que matou 19 pessoas em 5 de novembro de 2015. Dos 22 denunciados, 15 já se livraram do processo.

Além disso, as vítimas tem que lidar com uma disparidade de forças descomunal no judiciário para tentar obter justas reparações. É difícil de entender que as duas maiores mineradoras do mundo, Vale e BHP (controladoras da Samarco, dona da barragem) não tenham sido capazes de realizar estudos sobre o impacto da lama de rejeitos de minério na saúde dos moradores da bacia do rio Doce. 

Sem esses estudos, como estabelecer valores adequados para as compensações? É sobre este pano de fundo que se desenrola a trama judicial. Um episódio recente é esclarecedor. O Ministério Público Federal entrou com mandado de segurança contra atos do juiz Mário de Paula Franco Júnior, encarregado dos processos cíveis.

Segundo o MPF, nos acordos de indenizações, homologados pelo juiz, as pessoas só recebem os pagamentos se assinarem a quitação definitiva e a desistência de qualquer ação no exterior. A cláusula chama atenção porque a justiça britânica está para decidir se aceitará uma ação bilionária contra a BHP, que tem uma de suas sedes no Reino Unido. Um escritório de lá representa 200 mil atingidos, alegando a morosidade do judiciário brasileiro. 

As indenizações, segundo o MPF, foram fixadas em tempo recorde, sem prévia análise de danos e em valores irrisórios. O dano moral, por exemplo, foi calculado em R$ 10.000,00. Os procuradores levantam suspeitas de “lide simulada” entre o escritório de advocacia que lidera os pedidos de indenização (formado em junho deste ano) e as mineradoras, que de forma inusual, não contestaram as sentenças. O juiz Mário Franco Júnior disse que não se manifestará.

(publicado originalmente na Folha de São Paulo em 31/10/2020)

FONTE:http://cristinaserra.org/cinco-anos-de-lama-e-impunidade/


domingo, 27 de setembro de 2020

HILDEGARD ANGEL no #CaiNaRoda EP. 12

Redes sociais terão peso maior na campanha eleitoral que começa neste domingo

Redes sociais terão peso maior na campanha eleitoral que começa neste domingo: As redes sociais aumentarão seu papel na campanha eleitoral deste ano. Tendência que já vinha crescendo, a influência das redes será maior no contexto da pandemia da Covid-19, em que há restrições para aglomerações de pessoas

Com liderança do PSOL e do PT, Florianópolis tem frente progressista com 10 partidos

Com liderança do PSOL e do PT, Florianópolis tem frente progressista com 10 partidos: Com o urbanista Elson Pereira como candidato a prefeito (PSOL) e o também urbanista e vereador Lino Peres (PT) como vice, Florianópolis (SC) terá a primeira frente a reunir praticamente toda a...

Benedita da Silva: ‘sem uma frente de esquerda no Rio, acabamos colaborando com o que queremos acabar’

Benedita da Silva: ‘sem uma frente de esquerda no Rio, acabamos colaborando com o que queremos acabar’: Deputada federal e pré-candidata à prefeitura pelo PT, Benedita da Silva lamentou que a esquerda não tenha conseguido lançar uma candidatura única na capital. “Ia ser um marco na cidade do Rio de...

Rádio Jornal das Praias


                                                https://radiojornalpraias.webradiosite.com/

Radiografia do País

Radiografia do País: "Este é um governo que não constrói nada, destrói intencionalmente para compartilhar o que sobrar entre os mais ricos", escreve o cartunista Miguel Paiva, ao listar os retrocessos do governo Bolsonaro

Biden tem 10 pontos de vantagem sobre Trump, aponta pesquisa do Washington Post

Biden tem 10 pontos de vantagem sobre Trump, aponta pesquisa do Washington Post: Ele está à frente de Trump por 65% a 34% entre as mulheres pesquisadas, enquanto 55% dos homens preferem Trump

domingo, 20 de setembro de 2020

Pesquisa Itabuna: a liderança isolada de Azevedo

 




Os dois grandes destaques da pesquisa realizada pelo site Bahia Notícias e a e a Séculus Análises e Pesquisas sobre a corrida eleitoral itabunense são, segundo o diretor da empresa, Ari Carlos Rocha, “o crescimento de Augusto Castro e a liderança isolada de Capitão Azevedo”.


A pesquisa, dia 08 setembro, o Bahia Notícias divulgou um levantamento, registro na Justiça Eleitoral, no qual Azevedo aparece à frente nos cenários espontâneo e estimulado. Augusto surge com dez pontos percentuais a mais do que Doutor Mangabeira.

A pesquisa divulgada pelo Bahia Notícias, na espontânea, em primeiro lugar figura o Capitão Azevedo (25,13%), seguido pelo ex-deputado Augusto Castro (17,25%). Em terceiro lugar, ganha espaço o Dr. Mangabeira (8,54%), acompanhado por Geraldo Simões (7,87%). São lembrados ainda Som Gomes (3,85), Guinho (2,01%), Isaac (1,68%), Charliane (1,34%), Fernando (0,50%), Nengo e Duda, com 0,34% cada. Os demais entrevistados responderam nenhum (14,57%) e não sabe (13,74%). Outros 1,68% não opinou.

Em um cenário estimulado, a liderança permanece com o Capitão Azevedo (26,47%), seguido por Augusto Castro (20,27%), Dr. Mangabeira (10,22%) e Geraldo Simões (8,04%). Dr. Isaac Nery tem (3,18%), Guinho e Som Gomes (2,68% cada), Vane do Renascer (2,18%), Charliane Souza (1,34%), Professor Max (1,17%) e Júnior Brandão (0,84%). Não souberam responder 10,22% dos consultados. Não escolheria nenhuma das opções 9,88% e não opinou 0,84%.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

PREFEITA DIZ QUE RECORRERÁ CONTRA BLOQUEIO DE BENS E ACUSA VEREADOR DE “PERSEGUIÇÃO”

 


A prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça, disse que aguarda ser notificada da liminar que bloqueou seus bens e de duas empresas envolvidas em licitação do transporte escolar. Afirmou que recorrerá e já no início do governo, em 2017, reduziu despesas com transporte em 20%.

Para ela, a redução “descaracteriza qualquer lesão ou dano aos cofres públicos”. No último sábado (12), a Justiça Federal em Jequié determinou o bloqueio de bens da prefeita até o valor de R$ 805 mil. A decisão também alcançou as empresas Conserv e Viação Campo Verde. O bloqueio judicial foi determinado a partir de uma ação popular movida pelo vereador Erivaldo Oliveira, “Pery”, a quem a prefeita acusa de perseguição política. “O vereador já protocolou mais de 30 denúncias contra a prefeita em diversos órgãos de controle e fiscalização. No entanto, não existe nenhuma condenação por ressarcimento, nem tampouco ato de improbidade administrativa em nenhuma das denúncias movidas pelo vereador contra a prefeita, tendo inclusive o Tribunal de Contas do Município (TCM) já analisado algumas delas, alertando sobre a intenção e a finalidade política do denunciante”.

A prefeita também alega que a liminar foi deferida sem que ela fosse “citada nem tampouco intimada para apresentar defesa. Tão logo seja citada, a prefeita Maria das Graças apresentará defesa, além de recurso contra a decisão.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Feira de Santana quer Zé Neto prefeito aponta pesquisa do Jornal A Tarde

     



Zé Neto sempre fez parte das lutas coletivas de sua gente. Nos anos 80, cursou e formou-se em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se engajou no movimento estudantil e iniciou sua luta por políticas públicas, inclusão e justiça social. Foi eleito vereador, em 2000, tendo sido o mais votado em sua terra: Feira de Santana, o que o tornou o primeiro vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no município.

Tendo uma atuação marcante, Zé Neto foi eleito, em 2002, deputado estadual, sendo reeleito em 2006, em 2010 e em 2014. Nessas duas últimas, inclusive, foi o deputado petista mais votado da Bahia. Sua trajetória na Assembleia, foi marcada, dentre outras ações, pela presidência da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente; da Comissão de Constituição e Justiça e vice-presidência da Comissão de Saúde e Saneamento; e como líder de governo por oito anos, sendo os quatro primeiros anos líder do segundo governo Jaques Wagner e os quatro últimos líder do primeiro governo Rui Costa.

Encerrando a sua trajetória como deputado estadual, Zé Neto inicia neste ano de 2019 uma nova missão em defesa do povo como Deputado Federal. Eleito com quase 130 mil votos, ele segue trabalhando por uma Bahia cada vez melhor, com o apoio das categorias, das várias frentes sindicais e associativas dos trabalhadores urbanos e rurais, com quem caminha nas trincheiras da luta desde sua atuação como advogado.

E agora novo desafio, os números são o retrato do momento, mas já mostram a

"Mudança Que Feira Quer".

Zé Neto em primeiro lugar, em intenção de votos para a Prefeitura de Feira, segundo a pesquisa do Jornal A Tarde. Já é um bom começo, mas ainda tem muito trabalho pela frente...

Segundo Zé Neto Ninguém aguenta mais a buraqueira na cidade, o transporte público vergonhoso, a falta de transparência e sensibilidade para gerir a cidade pensando nas pessoas que nela vivem. A fraude do BRT, o desrespeito com os professores de rede municipal de ensino e a falta de assistência aos estudantes que estão há meses aguardando pela merenda escolar cobram seu preço justo: a mudança.

A caminhada é longa, há muito trabalho a fazer, mas vamos juntos! E a partir do próximo dia 27/09, começará pra valer a campanha, onde teremos espaço para dizer o que pensamos e construir com a população a verdadeira mudança.

 

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Governador decreta luto pelo falecimento de Jorge Portugal

Foto : Carol Garcia / GOVBA


O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, faleceu na noite desta segunda-feira (3) em decorrência de falência cardíaca aguda.
 
O governador Rui Costa lamentou a perda e decretou luto no estado nesta terça-feira (4). “Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo, que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: 'Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia'. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda”, afirmou o governador. 

Luto na Bahia: morre o professor Jorge Portugal, ex-secretário da Cultura

(Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)
Ele foi admitido 'em estado crítico' no início da tarde e teve falência cardíaca aguda
03.08.2020, 20:37:00

O ex-secretário estadual da Cultura, professor Jorge Portugal, 63 anos, que estava internado em estado grave no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, morreu na noite desta segunda-feira (03), às 20h15, por falência cardíaca aguda, conforme informado pela assessoria do hospital. 

"O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) comunica, com pesar, o falecimento de Jorge Portugal, por volta das 20h15 (horário de Brasília), de falência cardíaca aguda. O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular da instituição. A diretoria do HGRS apresenta sua solidariedade aos familiares e amigos ao tempo que se coloca em oração", diz a nota da unidade.

Ele, que completaria 64 anos na próxima quarta-feira (5), foi levado ao local no início da tarde desta segunda-feira (3), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Só durante o trajeto, ele sofreu quatro paradas cardíacas.

Além de ter sido professor de muita gente na Bahia, Jorge Portugal era também compositor, poeta e apresentador. Natural de Santo Amaro, no Recôncavo, Portugal era um compositor e letrista aclamado, com parcerias de sucesso com Roberto Mendes, em ‘Só Se Vê Na Bahia’, e com Raimundo Sodré, em ‘A Massa’.
Deixou a Secretaria da Cultura da Bahia em 2017, alegando questões pessoais e profissionais. Na TV, foi o idealizador e apresentador do programa “Aprovado”, exibido na TV Bahia. 
Emotiva ao atender a ligação, sua esposa, Rita Portugal, não pode falar com a reportagem por estar na sala de espera da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde aguardava mais notícias do marido. “Tô aqui orando”, disse Rita, às 19h50. Menos de 30 minutos depois, veio a notícia de sua morte. 
O educador, que ficou conhecido por obras voltadas para estudos universitários, como o livro Redação é Assim, adotado por cursos pré-vestibulares de Salvador, foi um grande mestre para muitos. Sempre sorridente, Portugal se consolidou como apresentador de televisão ao liderar por nove anos Aprovado, programa educativo voltado para estudantes universitários na TV Bahia.
Entre as letras de sucesso compostas por Jorge Portugal está Só Se Vê Na Bahia, escrita em parceria com Roberto Mendes, e outras composições, que ficaram marcadas nas vozes de Gal Costa, Maria Bethânia e Elba Ramalho, Margareth Menezes, como Vida vã, Filosofia pura e A massa.
“Portugal era um dos maiores letristas da música popular brasileira de todos os tempos. Era uma pessoa apaixonada pela Bahia, por Santo Amaro.”, definiu o cantor e compositor J. Velloso, amigo do músico. “Me tornei compositor muito mais pela convivência com Roberto [Mendes] e Portugal do que por ter nascido em uma família de artista. 
Depois de ter recebido a notícia que ele tinha sido internado, Velloso disse que a música que mais o lembrava de Portugal no momento era “Assim como ela é”, que foi gravada com Roberto Mendes.
Autoridades
O prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou a perda. Segundo o prefeito, “a Bahia e o Brasil perderam um grande mestre da língua portuguesa, responsável pela formação de milhares de estudantes, a quem generosamente ele entregava os seus conhecimentos para que conseguissem passar no vestibular e entrar na faculdade”.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou luto no estado nesta terça-feira (4). “Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: “Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia”. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda”.
O diretor teatral Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), também lamentou a morte do amigo e lembrou que ele é "um cidadão brasileiro, baiano e Santamarense de responsa, esse sempre foi Jorge Portugal. Impossível falar dele sem um sorriso nos lábios, uma leveza na alma e muita poesia no coração. Portugal ressignificou o ensino com sua excepcional  verve comunicativa e valorizou, como ninguém, nosso jeito de ver o mundo e se relacionar com ele. Com sua partida, as palavras perdem seu brilho e a nossa língua perde um de seus melhores tradutores. Vá em paz grande mestre!".Fonte:https://www.correio24horas.com.br/

sábado, 13 de junho de 2020

Projeto Brasil Andar Com Fé convida artistas para potencializar doações à comunidades carentes



Projeto Brasil Andar Com Fé convida artistas para potencializar doações à comunidades carentes

Para colocar em prática a frase “a união faz a força”, a campanha “Brasil Andar Com Fé” convida a olhar para quem precisa. O projeto parte da intenção de ajudar a divulgar instituições (ONGs) de todo o Brasil, que neste momento cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade. O site compila organizações de nove regiões do país para que as doações sejam feitas diretamente.
A partir do beat criado pelo produtor musical Renato Neto, a ação convida artistas a gravar versões da música de Gilberto Gil, como um convite às ações sociais no Brasil todo. A campanha já conta com Carlinhos Brown, Chico César, Elba Ramalho, Elza Soares, Preta Gil, Fernanda Abreu, Flávio Renegado, Gero Camilo , Gustavo Machado, Luedji Luna , Margareth Menezes , Orlando Morais , Rappin’ Hood, Rashid, Roberta Campos, Tania Toko, Toni Garrido e Zudizilla, que participaram de vídeos que serão divulgados nas redes sociais de cada artista e do Brasil Andar Com Fé (@brasilandarcomfe) gradativamente. A ação deseja abrigar cada vez mais mensagens de artistas de diferentes áreas, como poetas, DJs, músicos, cantores(as), atores, atrizes, cineastas e influenciadores(as).
“Sabemos da força da voz de um artista. Sabemos mais ainda que essa voz, somada a outras vozes, é tamanha. O momento é sensível e significativo pois o tempo que vivemos pede ação. Somos um movimento a mais de ajuda àqueles com menos condições de proteção, que tem como objetivo único a potencialização das doações em favor das comunidades, com a urgência que a situação requer”, declaram os organizadores Andrea Francez, Béco Dranoff, Heitor Chaves, Renato Neto e Vera Ferraz, que em movimento colaborativo têm tornado o projeto possível em parceria com Agência Jangada, Agência Lema, Guerrilha Filmes, Portfólio para Artistas, Sergio David e Vicente Negrão Assessoria.
O projeto acaba de ir ao ar e o primeiro vídeo conta com participações de Rappin’ Hood, Fernanda Abreu e Rashid, mescladas com imagens feitas em comunidades brasileiras gravadas por Alex Fisberg.





quinta-feira, 4 de junho de 2020

Projeto de lei de apoio a artistas é aprovado pelo Senado e vai para sanção presidencial




Em sessão virtual nesta quinta (4), os senadores aprovaram projeto de lei que destina R$ 3 bilhões para o pagamento de renda mensal a trabalhadores da cultura, manutenção de espaços artísticos e para ações que ajudem o setor durante a pandemia.
O projeto, de autoria da deputada federal Benedita da Silva, obteve unanimidade entre os 75 senadores presentes na sessão. A proposta será encaminhada diretamente para sanção de Jair Bolsonaro.
Batizado de Lei Aldir Blanc, o projeto permite que artistas, produtores, técnicos e trabalhadores que atuam no setor cultural tenham uma renda de R$ 600 por três meses. O valor será retroativo a 1º de junho.
A renda é destinada aos profissionais que não foram contemplados pelo auxílio de R$ 600 a informais. A forma de pagamento, contudo, não será a mesma do outro auxílio, que é pago pela Caixa Econômica Federal. No auxílio cultural, os recursos devem ser executados preferencialmente por meio de fundos estaduais e municipais de cultura.
Se o auxílio emergencial dos informais for prorrogado, a renda emergencial a trabalhadores de cultura será estendida pelo mesmo prazo.
A concessão será dada a profissionais da área que não tenham emprego formal ativo, não recebam aposentadoria, auxílio-doença, seguro-desemprego ou outro programa de transferência de renda, com exceção do Bolsa Família.
Para ter direito, o beneficiário tem de ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou a familiar não pode ultrapassar três salários mínimos, o que for maior.
Só dois membros da família poderão receber o benefício. Mães solteiras terão direito a duas cotas do auxílio.
Os senadores aproveitaram que a sessão estava sendo conduzida pelo líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, do MDB de Tocantins, para pedir que Bolsonaro agilizasse a sanção do projeto. O presidente tem até 15 dias para sancionar e, com isso, liberar o pagamento do recurso.
Enquanto a votação no Senado era feita, artistas se mobilizavam nas redes sociais para pressionar pela aprovação.
O projeto aprovado prevê ainda subsídios mensais para a manutenção de espaços, micro e pequenas empresas do setor cultural, cooperativas, instituições e organizações comunitárias que tiveram as atividades interrompidas durante a pandemia.
A ajuda terá valor mínimo de R$ 3.000 e máximo de R$ 10 mil. O texto proíbe que o benefício seja concedido a espaços vinculados à administração pública, assim como a fundações e institutos mantidos por grupos de empresas.
Teatros e casas de espetáculos com financiamento exclusivo de grupos empresariais e espaços geridos pelo Sistema S não terão direito ao subsídio.
Como contrapartida, os espaços beneficiados deverão realizar atividades destinadas, prioritariamente, aos alunos de escolas públicas ou em espaços públicos, gratuitamente.
O texto aprovado no Senado, sem alteração em relação ao que já havia passado em votação simbólica na Câmara, prevê que pelo menos R$ 600 milhões do valor total destinados ao auxílio, o que representa 20%, devem ser aplicados em editais, chamadas públicas, prêmios, compra de bens e serviços para o setor cultural e instrumentos voltados à manutenção de agentes, espaços, cursos e produções.
Essa fatia também seria usada para atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet.
Os R$ 3 bilhões deverão ser repassados até 15 dias após a publicação da lei. Metade deverá ser repassada a estados e ao Distrito Federal, sendo que 20% do valor seguirão critérios de divisão do Fundo de Participação dos Estados, e 80% serão proporcionais à população.
A outra metade será destinada a municípios. Desse total, 20% acompanharão critérios do Fundo de Participação dos Municípios, e o resto será proporcional à população.
O projeto dá 60 dias a municípios, contados a partir do repasse, para aplicar os recursos nas ações emergenciais.
O projeto também prevê que bancos públicos federais poderão disponibilizar linhas de crédito para fomento de atividades e compra de equipamentos e condições especiais para renegociação de dívida.
A dívida deverá ser paga em até 36 meses após o fim do estado de calamidade –previsto para acabar em 31 de dezembro.
A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Lula Palmeira, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Iara Lemos/Folhapress


domingo, 31 de maio de 2020

Recusa de Colbert em manter diálogo com governador Rui coloca em risco a saúde do feirense


[
 Por Sérgio Jones*
Como eu sempre digo e repito, os políticos só olham para os próprios rabos. A recusa de manter diálogo com o governador em plena pandemia, em um momento em que todos deveriam estar unidos e dar as mãos, demonstra por parte de Colbert ser esse, um ato de irresponsabilidade e profundamente antirrepublicano.
A prática tem provado ao contrário da imagem que inutilmente o prefeito emedebista tenta criar em torno de si, como lídimo representante dos interesses do povo.
O que ele prega em seus constantes discursos e entrevistas concedidas na mídia provam que os mesmos não deixam de ser uma estratégia de palanque em que adota uma postura em torno de uma verborragia em que procura justificar as suas sucessivas e inaceitáveis mentiras, prática que já se tornou mantra desse governante bolsonarista.
Exemplo significativo o feirense está se deparando diante da recusa do prefeito de direito e não de fato, Colbert Martins. Em manter um diálogo mais próximo ao governador petista Rui Costa. Este, busca debater e adotar medidas saneadoras visando conter o avanço da pandemia, no município.
Mas em um ato de estreiteza mental e por questões ideológicas o alcaide tem se furtado ao diálogo, sob diversas e falsas alegações. Essa atitude de “menino amarelo” coloca em risco a integridade física e a saúde do povo feirense.
Importante observar que o município registrou um aumento preocupante na taxa de crescimento do novo coronavírus. São 413 casos confirmados da doença. De acordo com o governador Rui Costa, o crescimento na segunda maior cidade da Bahia chegou a índices preocupantes, 54% em cinco dias.
Sob a falácia e o equivocado argumento de que a situação da pandemia na cidade está controlada o alcaide diz não necessitar de que ninguém precise ligar sinal vermelho.
Referência ao termo utilizado pelo governador com relação ao alerta feito por ele durante várias entrevistas concedidas à imprensa baiana. Com relação ao abrupto crescimento da contaminação do coronavírus, em Feira de Santana.
Essa tem sido a postura e o legado desse político. Fala e age em nome do povo, em tese, mas o que acaba sempre prevalecendo na prática, são os seus interesses nem sempre confessáveis.
O mandatário feirense faz uma aposta arriscada, um jogo perigoso, ao tentar partidarizar politicamente a questão da pandemia.
A atitude não parece ser inteligente e deixa transparecer a arrogância, um elevado grau de miopia associado a demonstração de estupidez política, abraçada pelo burgomestre de plantão.
Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Faleceu Franklin Santana, assessor do PT em Itabuna


Franklin sofreu um AVC e não resistiu as consequências da doença

O Partido dos Trabalhadores (PT) está de luto na Bahia pela morte de Franklin Santana, ocorrida em Itabuna. Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele estava hospitalizado e ontem à noite não resistiu às consequências da doença.
Veja a seguir o que o jornalista Ederivaldo Benedito escreveu sobre Franklin. Logo depois, uma nota de pesar divulgada pelo diretório local do PT.
Assim se expressou Benedito: “Jovem inteligente, bem educado, filho de um casal humilde, honesto, decente, valoroso; um cidadão itabunense de bem, honrado, preocupado com a justiça social”, assim, em síntese, é o perfil do amigo-irmão *Franklin Santana Santos*, falecido na noite desta quarta-feira, dia 26.
Filho do meu grande amigo *França*, morador do bairro São Pedro, *Franklin* já nasceu vivendo os problemas da cidade; ainda no vente, sentia a força e a resistência da mãe e o vibrar da voz firme do pai na luta por uma Itabuna mais igual, uma sociedade mais justa.
Figura calma, equilibrada, tranquila, sorridente, de bem com a vida, *Franklin* era um militante das causas sociais; defendia, na prática, um Mundo melhor.
Membro da Executiva do *Partido dos Trabalhadores de Itabuna*, era secretário municipal de Comunicação do PT.
A partida repentina de um ente querido, a morte prematura de alguém que a gente ama e admira, a sensação de perda, a saudade doem muito; causa um grande vazio no coração da gente…”

NOTA

Com imenso pesar, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores informa e lamenta o falecimento do companheiro Franklin Santana Santos, em decorrência de complicações respiratórias e de um AVC. Companheiro valoroso, Franklin era membro da Executiva Municipal do PT, onde ocupava o cargo de Secretário de Comunicação. Externamos nossos sentimentos em nome da militância do Partido dos Trabalhadores, rogando para que a misericórdia divina console a todos, especialmente aos familiares e amigos, nesse momento tão difícil.

terça-feira, 26 de maio de 2020

SOBE PARA 31 O NÚMERO DE MORTOS PELA COVID-19 EM ITABUNA

Itabuna registra 31 mortes pela Covid-19

A Secretaria de Saúde de Itabuna confirmou, na noite desta terça-feira (26), mais duas mortes pelo novo coronavírus nas últimas horas. Com isso, de ontem para hoje, passou de 29 para 31 a quantidade de óbitos no município.  Não foram divulgados detalhes sobre os dois mortos. O número de curados permanece em 206.
De acordo com o boletim epidemiológico, a quantidade de infectados no município passou de 737, na segunda, para 756,  nesta terça. Foram 19 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O município tem 15 pacientes com novo coronavírus internados em leitos clínicos e 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Mais uma vez, o número de casos e de mortos é diferente do apresentado pela Secretaria de Saúde da Bahia, que possui falhas e ontem (25) apontava 838 casos de covid-19 confirmados em Itabuna. Os dados da Sesab, hoje, apontam 780 infectados em Itabuna e 21 mortes, 10 a menos do que o informado pelo município. O secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, explica porque tem ocorrido diferença. FONTE:

Câmara aprova ajuda emergencial de R$ 3 bilhões para o setor cultural durante pandemia

Entre outros pontos, o texto prevê um auxílio de R$ 600 específico para trabalhadores da área cultural

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Ordem do dia para votação de propostas. Dep. Jandira Feghali (PCdoB - RJ)
 Jandira Feghali: o texto identifica as fontes de financiamento para o socorro ao setor
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ajuda de R$ 3 bilhões ao setor cultural durante a crise causada pelo coronavírus. O dinheiro será repassado aos estados, municípios e ao Distrito Federal, que vão aplicar os recursos na renda emergencial para os trabalhadores do setor, em subsídios mensais para manutenção dos espaços e em outros instrumentos como editais, chamadas públicas e prêmios.
O texto aprovado é o substitutivo da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ao Projeto de Lei 1075/20, da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e outros. A proposta seguirá para o Senado.
Feghali sugere que a lei seja chamada de Aldir Blanc, homenagem ao artista vitimado pela Covid-19. Ela ressaltou que o texto traz as fontes de financiamento para a ajuda ao setor: orçamento e superávit do Fundo Nacional de Cultura. “É um texto elaborado com muitas mãos, com recursos identificados e sustentado”, declarou.
Segundo ela, a descentralização dos recursos dá mais celeridade na aplicação do dinheiro e fortalece o Sistema Nacional de Cultura.
O líder do governo, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), disse que há acordo para sancionar o texto.
Rateio
Pela proposta, os recursos serão repassados pelo governo federal aos demais entes federados em até 15 dias da publicação da lei e serão aplicados utilizando os fundos de cultura.
O dinheiro será dividido pelo seguinte critério: metade do valor (R$ 1,5 bilhão) ficará com os estados e o DF, sendo 80% de acordo com a população e 20% pelos índices de rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
A outra metade ficará com o DF e os municípios, seguindo os mesmos critérios: 80% segundo a população e 20% segundo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Auxílio a artistas
O texto prevê auxílio emergencial de R$ 600, pagos em três parcelas, para trabalhadores da área cultural com atividades suspensas por conta da pandemia. Esse benefício contempla artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte. O auxílio poderá ser prorrogado no mesmo prazo do auxílio emergencial do governo federal aos informais.
Para receber a renda emergencial, os trabalhadores devem cumprir vários requisitos, como limite de renda anual e mensal; comprovação de atuação no setor cultural nos últimos dois anos; ausência de emprego formal; e não ter recebido o auxílio governamental dos informais.
O auxílio não será concedido a quem receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou valores de programas de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família.
O recebimento dessa renda emergencial está limitado a dois membros da mesma unidade familiar. A mulher provedora de família monoparental receberá duas cotas (R$ 1,2 mil).
Subsídios mensais
Os governos poderão repassar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil mensais para manter espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas e instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social.
O valor será pago ao gestor responsável pelo espaço cultural, vedado o recebimento de mais de uma parcela.
Poderão receber essa ajuda aqueles inscritos em cadastros estaduais, municipais ou distrital, em cadastros de pontos e pontões de cultura, no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (Sniic) ou no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
Podem ter acesso também aqueles com projetos culturais apoiados pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) nos 24 meses anteriores contados da data de publicação da futura lei.
Espaço cultural
O substitutivo lista 25 exemplos de espaços culturais aptos a pleitear o subsídio mensal, tais como teatros independentes; escolas de música, dança, capoeira e artes; circos; centros culturais; museus comunitários; espaços de comunidades indígenas ou quilombolas; festas populares, inclusive a cadeia produtiva do Carnaval; e livrarias.
Entretanto, não poderão receber o auxílio aqueles vinculados à administração pública ou criados ou mantidos por grupos de empresas ou geridos pelos serviços sociais do Sistema S.
Em contrapartida, o substitutivo prevê a obrigação de realizar, gratuitamente, uma atividade cultural por mês para alunos de escolas públicas ou em espaços públicos de sua comunidade.
Fomento
O substitutivo direciona 20% dos recursos totais repassados para iniciativas vinculadas à compra de bens e serviços para o setor cultural, a prêmios e outros gastos voltados à manutenção de agentes, espaços, iniciativas, cursos, produções e desenvolvimento de atividades de economia criativa e solidária.
Crédito
O texto autoriza a criação de linhas de crédito de instituições financeiras para fomento de atividades, aquisição de equipamentos e renegociação de dívidas. Também serão prorrogados por um ano os prazos para aplicação de recursos no setor em projetos culturais já aprovados pelo Executivo.
Enquanto durar a calamidade e a pandemia, o Programa Nacional de Apoio à Cultura e outros programas de apoio à cultura devem priorizar atividades que possam ser transmitidas pela internet.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


























Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo

  Fracasso do 7 de Setembro na Paulista iniciou o enterro do velho bolsonarismo “Só Pablo Marçal pode salvar a extrema direita cansada e rep...